Sardinhas, Tubarões e Elucubrações

 | 09.06.2018 15:29

Só minhas elucubrações, nada sério (afinal, divagar não paga imposto! Ainda...):

Deu na Bloomberg ontem, 8/6/2018: Mercados emergentes pedem socorro ao FED!

Um americano respondeu que o FED não tem responsabilidade sobre outros países. Não é tão simples assim. Ao finalzinho da Segunda Guerra Mundial, em 1944, a conferência internacional de Bretton Woods (saiba mais ) concedeu ao dólar o estatuto de moeda reserva internacional. Um monopólio para o FED. Ora, grandes poderes requerem grande responsabilidade! Mas a política egocêntrica lá nos EUA já está escancarada mesmo, resume-se no lema "America first!" (que muitos rednecks entendem como "America only! Fuck the rest!").

Foi esse clamor que rendeu ao chatésimo pato Donald Trump seu atual vaso sanitário privativo na Casa Branca. E o animal de plumagem vem provocando todo mundo, principalmente os países historicamente aliados aos EUA. É aquilo que eu já disse e escrevi: para o sistema financeiro dos EUA, chutar esse balde agora, em vez de dar mais tempo e oportunidades para outros países repensarem uma moeda de reserva internacional e alternativas para o meio de pagamento no comércio de commodities, só vai valorizar ainda mais a base monetária dos EUA, a qual foi turbinada por pás e pás de quantitative easings entre 2008 e 2014.

O FED criou mais 4 dólares para cada 1 dólar já existente na base monetária de 2008. Faça as contas: 5 vezes mais dólares e cada um deles valendo mais do que valia antigamente. Excelente negócio esse de imprimir (entenda-se 'criar do nada') a moeda de reserva internacional! Principalmente quando se tem o monopólio disso, afinal, fora o FED, quem quiser fazer a mágica de tirar dólares de uma cartola é logo condenado por falsificar dólares. Irônico?