Se o Fed Não Tem Nada Bom para Dizer sobre a Inflação, Melhor Não Dizer Nada

 | 28.06.2022 07:39

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

O depoimento semestral previsto no Relatório de Política Monetária ao Congresso americano é bem pouco consistente. Mas, para quem tem fome, não há pão duro; afinal, já sabíamos que passaríamos por isso quando decidimos ser investidores.

O relatório de política monetária foi originalmente chamado de depoimento de Humphrey-Hawkins, depois que os parlamentares que criaram a legislação, em 1978, ordenaram que o presidente do Federal Reserve enviasse um relatório ao Congresso duas vezes ao ano e prestasse depoimento perante os respectivos comitês da Câmara e do Senado.

O relatório em si é pavoroso, mas os historiadores financeiros podem, às vezes, encontrar coisas interessantes no depoimento. Exemplo disso é a seguinte pérola da audiência de fevereiro de 1980 perante o Comitê de Bancos, Finanças e Assuntos Urbanos da Câmara dos Representantes:

Presidente Reuss:

“Presidente Volcker, bem-vindo ao seu primeiro comparecimento a este comitê que ouvirá sua análise semestral de política monetária. No ano passado, após nossas primeiras audiências, com base nos procedimentos estabelecidos em Humphrey-Hawkins, emitimos um relatório em 12 de março de 1979, com o qual todos concordaram, exceto um membro. A principal recomendação desse relatório era que ‘as políticas anti-inflacionárias não poderiam causar uma recessão’. Até agora, as políticas do Federal Reserve não causaram uma recessão e, por isso, sua excelência merece nosso agradecimento...

Em 1980, os perigos permanecem. Em primeiro lugar, a inflação está simplesmente fora de controle. Há alguns sinais de enfraquecimento da economia. É preciso ter cautela. O Fed não pode curar a inflação com um tratamento de choque monetário, nem deve tentá-lo. A inflação só pode ser interrompida por um programa de reforma estrutural reforçado pela conservação de energia obrigatória e uma política de renda efetiva...

Os tempos mudam, mas os políticos continuam querendo perder peso sem fazer dieta. Ao longo dos anos, à medida que o Fed se tornava cada vez mais transparente – ao ponto de o presidente agora realizar uma coletiva de imprensa regular após as reuniões do Fomc – o Fed também buscou benefícios sem consequências. O atual regime de aperto é a mais recente iteração da tentativa de encontrar a dieta perfeita: elevar juros, ao mesmo tempo em que se mantém um ambiente de abundante liquidez e talvez ‘uma recessão não seja inevitável’”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Eles realmente acreditam nisso? Eles acham que podem elevar os juros em vários pontos-base, enquanto os preços de energia dobram, sem produzir uma recessão?

Não acho que acreditam nisso e, para ser justo, o presidente Powell não está exatamente expressando aos gritos sua confiança nesse resultado. De fato, ele praticamente não está falando nada, pelo menos para as pessoas para as quais tem a obrigação de falar. Powell basicamente igualou seu próprio recorde neste mês de menor número de palavras em seu depoimento preparado para o Congresso. Não estou completamente seguro em relação à relevância do gráfico seguinte, mas acredito que possa ser um sinal da arrogância cada vez maior do banco central americano. Greenspan tinha muitos defeitos, mas pelo menos em seu depoimento ele expunha todo o seu pensamento, com o maior nível de precisão possível. Será que a brevidade cada vez maior das declarações do presidente do Fed indica que ele não pensa tanto assim ou que ele acha que não deva dizer o que está pensando?