Seca na Índia e Aumento de Consumo de Etanol no Brasil Elevam Preço do Açúcar

 | 10.04.2019 04:28

A Mãe Natureza se uniu ao petróleo para elevar os preços do açúcar.

A seca na Índia, segundo maior produtor mundial de açúcar, fez com que a produção no estado de Maharashtra – que abriga a emblemática capital comercial do país, Mumbai, e a cidade cinematográfica Bollywood – quase atingisse as mínimas de três anos. Isso animou a perspectiva para os preços do adoçante, principalmente por causa da restrição de oferta no Brasil, maior produtor, onde mais plantações de cana foram destinadas à fabricação de etanol devido à disparada no petróleo.

A proporção obrigatória de etanol na gasolina brasileira é de 27%%, bem maior do que os 10% obrigatórios na maioria dos combustíveis automotivos dos EUA. Isso fez com que os agricultores de cana-de-açúcar locais focassem mais na indústria energética do que nos alimentos para o seu mercado, uma estratégia que está dando resultado graças ao poderoso rali do petróleo neste ano.

Menos de 39% da cana triturada no Brasil seriam destinados à fabricação de açúcar, pois o etanol continua atraindo a produção, segundo uma reportagem veiculada no mês passado pela Platts, agência de notícias de negócios do S&P Global (NYSE:SPGI).