Segundo Turno no Radar, Volatilidade e os Destaques da Semana

 | 11.10.2018 17:25

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no segundo turno, clima polarizado e ânimos acirrados no país, muitas surpresas nos resultados das urnas, reinício das campanhas, formação de alianças e novas pesquisas. Assim, a exemplo de todo o primeiro turno, o cenário eleitoral impactou fortemente os indicadores de mercado por aqui. A conjuntura global também pesou nos últimos dias.

No início da semana (mais curta por causa do feriado da padroeira do Brasil), devido a uma expectativa de vitória de Bolsonaro, que “largou na frente”, a bolsa experimentou fortes altas, com valorização de estatais, e o dólar recuou para patamares abaixo de R$ 3,75.

Mas, na quarta-feira, após declarações de Bolsonaro sobre não privatizar a Eletrobrás e sobre uma Reforma da Previdência mais light do que a proposta atual, dólar e bolsa mudaram de direção (com desvalorização das estatais). Os indicadores foram afetados também pelo mau desempenho dos índices nos EUA, com a alta dos juros dos títulos públicos americanos.

O pessimismo em Wall Street se deveu, em grande parte, à tensão comercial com a China. Diante do quadro, o presidente Donald Trump criticou Fed (banco central americano) por elevar os juros do país.

Como pano de fundo, o FMI reduziu as previsões de crescimento econômico global (de 3,9% para 3,7%), justamente por causa das questões comerciais. A projeção para o Brasil caiu de 1,8% para 1,4%.

Voltando à política, destaque para a pesquisa Datafolha, que mostra Bolsonaro com 58% dos votos válidos e Haddad com 42%.

Na campanha petista, Haddad tenta se afastar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PDT de Ciro Gomes (terceiro colocado nas urnas) confirmou um apoio “crítico” à sua candidatura.

Outra notícia que repercutiu foi a investigação de Paulo Guedes pelo Ministério Público Federal, por suspeitas de fraudes em fundos de pensão.

Em entrevista ao Jornal Nacional, os dois presidenciáveis prometeram respeitar a Constituição de 1988.

Com essa conjuntura complexa tanto na política nacional quanto na economia internacional, o dólar encerrou em alta de 1,4% nesta quarta-feira, cotado a R$ 3,764. Já o Ibovespa fechou em queda de 2,8%, aos 83.679 pontos.

Obrigada, bom feriado e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 11/10, às 10h.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações