Selic a 2,25% e os Destaques da Semana

 | 19.06.2020 11:40

Panorama Semanal de 15 a 19 de junho*

O cenário político da semana foi sacudido tanto pela notícia que o Ministério Público do Rio prendeu Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, quanto pela demissão de Abraham Weintraub do Ministério da Educação. Na economia, destaque para a decisão – já esperada – do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que, por unanimidade, decidiu reduzir a taxa básica de juros Selic em 0.75, para 2,25% ao ano.

Na saúde, em paralelo ao ressurgimento de novos casos de Covid-19 ao redor do mundo, uma notícia promissora: estudo da Universidade de Oxford mostra que um corticóide de baixo custo, o dexametasona, disponível no mercado, ajuda na recuperação de doentes graves, salvando vidas.

Fabrício Queiroz foi preso na quinta-feira em Atibaia (SP) na casa do advogado da família Bolsonaro. Ele e Flávio Bolsonaro são investigados pela chamada rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio. A mulher de Queiroz teve a prisão decretada.

Weintraub anunciou sua demissão em vídeo com Bolsonaro. Na reunião de 22 de abril, cujo vídeo foi divulgado, o ex-ministro atacava ministros do STF. No domingo, ele participou sem máscara de manifestações pró-governo. Weintraub ocupará um cargo de direção no Banco Mundial.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) instaurou um procedimento para investigar o disparo de fogos de artifício contra o prédio do STF no sábado. Manifestantes chamaram os ministros do STF de “bandidos”.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo bancário de deputados para que seja apurado o financiamento de atos que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso.

A líder do grupo de extrema direita 300 do Brasil, Sara Fernanda Giromini, foi presa em operação da PF. O MPF do Distrito Federal fez a denúncia, de injúria e ameaça, contra Moraes.

Ainda no STF, a maioria dos ministros decidiu pelo prosseguimento do inquérito das fake news, que apura notícias falsas e ameaças a integrantes da corte. Foi rejeitado pedido de habeas corpus em favor de Abraham Weintraub, para retirar o então ministro da investigação.

Em declaração polêmica, o presidente Jair Bolsonaro fez referência a abusos e disse que “está chegando a hora de tudo ser colocado no lugar”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Tomou posse o novo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na presença de integrantes do Legislativo e Judiciário, ele defendeu um “armistício patriótico” por causa da pandemia e que a “arena eleitoral” fique para 2022.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma prévia do PIB, recuou 9,73% em abril contra março.

Em abril, de acordo com o IBGE, as vendas no varejo despencaram 16,8%, também em relação a março.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que nos próximos 60 e 90 dias vai “acelerar“ as reformas. Segundo Guedes, o país poderá enfrentar uma depressão se não adotar medidas corretas.

Bruno Funchal vai substituir Mansueto Almeida como secretário do Tesouro Nacional. Mansueto, que deve deixar o cargo entre julho agosto, disse que vai auxiliar na transição.

Nos EUA, Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) afirmou que mesmo uma melhoria significativa no emprego do país pode deixar o mercado de trabalho “bem aquém” do patamar de antes da pandemia. Num tom cauteloso, ele pediu que os congressistas mantenham por mais tempo os pacotes de ajuda às famílias e pequenas empresas, em um momento que a economia começa a se recuperar.

Há 13 semanas, os EUA têm mais de um milhão de pedidos de seguro-desemprego.

O presidente Donald Trump está sendo acusado de ter pedido ajuda à China para se reeleger.

A FDA (Food and Drug Administration), que regula os medicamentos nos EUA, revogou a autorização de uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.

Um aumento de casos de Covid-19 em Pequim fez com que as autoridades recuassem nas medidas de flexibilizacão, fechassem escolas, entre outras medidas. Outras localidades e países ao redor do mundo estão também vivenciando o ressurgimento de novos casos – inclusive na Nova Zelândia, que havia declarado não ter mais registros da doença.

No Himalaia, na fronteira entre a China e a Índia, soldados indianos foram mortos em um confronto com tropas chinesas.

No pregão desta quinta-feira, o dólar fechou com valorização de 2,07%, cotado R$ 5,369. O Ibovespa subiu 0,6%, para 96.125 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até às 9h do dia 19/6.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações