Semana Agitada para os Mercados

 | 25.07.2022 12:13

Teremos uma semana agitada para as ações, com a reunião do Fomc, comitê de política monetária dos EUA, e a divulgação de resultados de todas as empresas americanas de megacapitalização. O mercado parece estar bastante tranquilo neste momento, com o VIX negociado a 23 e o VVIX a 84,5. O nível de 23 do VIX é o mais baixo deste ano, o que, antes de uma reunião do Fomc, é bastante estranho em minha opinião.

O Fed deve elevar os juros em 75 pontos-base (pb), e a ferramenta da CME que acompanha os movimentos das taxas mostra uma chance de 20% de um aumento de 100 pb.

As taxas caíram forte na sexta-feira, mas grande parte desse declínio ocorreu por causa de uma intensa queda dos rendimentos na Europa, com o título de 2 anos da Alemanha recuando 23,5 pb para 41 pb. Sim, o rendimento da nota de 2 anos do Tesouro alemão teve uma queda de 36% na sexta-feira. A taxa do título de 10 anos do país recuou 18 pb para 1,04%. O declínio do rendimento dos títulos europeus deve-se principalmente à abordagem evasiva do Banco Central Europeu em relação à política monetária. O BCE elevou os juros em 50 pb na última quinta-feira, não forneceu qualquer projeção para a reunião de setembro, além de ressaltar que o aumento da semana passada não alterará a taxa terminal esperada.