Dólar: Semana de agenda cheia e Ptax no câmbio

 | 26.09.2022 06:00

Após uma semana agitada com relação a juros no Brasil e nos EUA, vamos à agenda desta semana. 
 
Por aqui, dados de inflação IPCA-15, IGPM e IPC-Fipe, dados de emprego e a ata do Copom (da decisão não-unânime de manter estável em 13,75% a nossa Selic). Também nesta semana teremos o presidente do Banco central, Roberto Campos Neto, apresentando o relatório trimestral da inflação. E para fechar a semana, a Ptax na sexta-feira. Atenção especial à volatilidade no câmbio, por ser fechamento de mês e de trimestre. 
 
E no domingo, o primeiro turno da votação para presidente do Brasil, e esta disputa tende a deixar o mercado mais agitado também.
 
Na agenda americana da semana, teremos falas dos dirigentes do Fed todos os dias, com especial atenção para amanhã e a fala de Jerome Powell, e vamos ver o que ele dirá sobre a inflação por lá. Além disso, veremos a confiança do consumidor. PIB e inflação oficial americana sairão na sexta. 
 
Na Europa, vamos ter falas de membros do banco central da Inglaterra. O mercado aposta em alta de 1% nos juros por lá. Também conheceremos a inflação ao consumidor na zona do euro nesta semana, e pelo andar da carruagem, estamos vendo o euro derreter frente ao dólar. 
 
Na China, quinta veremos os PMI e o arrefecimento dos Lockdowns. 
 
E atenção as falas de Putin e as ameaças nucleares, que acrescentam tensão ao cenário mundial. 
 
A degringolada da economia europeia, atestada por leitura decepcionante indicadores econômicos, e a perspectiva de aperto monetário mais intenso e forte nos Estados Unidos fizerem o dólar encerrar a semana cotado a R$ 5,2485. 
 
Na minha opinião estamos com juros altos e atrativos no Brasil, a economia está crescendo e temos revisão de PIB para cima. Do outro lado, tem a possibilidade de mais queda de commodities e recessão mundial, ameaças nucleares e um Fed que vai fazer o que for necessário para conter a inflação, o que significa apertar as condições financeiras até que a economia desacelere e o mercado de trabalho esfrie. 
 
Vamos ver nesta semana, cheia de indicadores e Ptax, qual será o comportamento da moeda norte americana.
 
Bons negócios a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações