Dólar: Semana de Copom e indefinições na politica

 | 05.12.2022 06:00

Ótima semana para você que está por aqui! O dólar fechou a semana passada cotado a vista para venda a R$ 5,2194. 

Começamos a semana com jogo do Brasil hoje a tarde e com nada definido, ou pelo menos nada divulgado quanto ao futuro Ministro da Fazenda e por quanto tempo e qual o valor de gastos extra teto vão passar desta PEC da Transição. Existe uma expectativa de que seja votada no Senado ainda esta semana e passe por 2 anos ao invés de 4, e 150 bilhões ao invés de 200. Let’s see…Então amigos, vamos ver o que tem na agenda e nos preparar para operar no mercado de câmbio! 

O acontecimento mais relevante para o câmbio nesta semana ocorrerá na quarta-feira e será a decisão de juros da política monetária do Brasil, o Copom. Provavelmente manteremos os 13,75%. Como isso já está precificado no mercado, o que os investidores vão se atentar é ao comunicado, no qual poderemos ver pistas sobre os próximos passos que o Banco Central vai tomar e sobre a quanto os juros irão nas próximas reuniões. Também é capaz que façam menção ao risco fiscal devido a PEC da transição e os indefinidos bilhões extra teto. 

Copom: Economistas esperam manutenção da taxa de juros em 13,75%

Na sexta feira sairá o IPCA, (prévia da inflação) e depende como vier, pode afetar a curva de juros por aqui. 

Na agenda americana o dado mais importante sairá somente sexta-feira, a inflação ao produtor (PPI) de novembro, e a confiança do consumidor. Nesta semana não teremos discursos de membros do Fomc, pois eles já estão em silêncio pré-reunião de juros por lá (14 de dezembro). 

Na Europa hoje saem vendas do varejo e na quarta feira sai o PIB do terceiro trimestre. Segue infelizmente a guerra na Ucrânia também. 

Na China será divulgada a inflação ao produtor e ao consumidor na quinta feira à noite. E no radar do mercado segue a política de Covid zero por lá, afinal lockdowns são ruins para nós, diminuem o consumo e, por consequência, o quanto vendemos para eles, nosso principal cliente de commodities.

E por aqui, aguardamos a divulgação da futura equipe econômica. Mas Lula disse que só deve anunciar os nomes de seus ministros após a diplomação presidencial, no dia 12 de dezembro, o que aumenta ainda mais a incerteza. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mantemos no mercado esperanças de altas de juros mais brandas nos Estados Unidos (agora já reduzidas na esteira do relatório de emprego) e à expectativa de que a PEC da Transição seja desidratada durante tramitação no Congresso. Se isso ocorrer, força para o real. 

Para hoje, aqui o tradicional boletim focus e PMI de novembro. Nos EUA também saem os PMI. Na Europa vendas do varejo e também os PMI.

Boa sorte no jogo Brasil e que consigam realizar lucros, queridos leitores! Ótima semana!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações