Semana Macro: Inflação ao consumidor dos EUA

 | 12.09.2022 17:11

Nesta semana a agenda macro conta tanto com dados internacionais assim como da economia doméstica, sendo a principal divulgação do IPC, inflação ao consumidor dos EUA, com a expectativa de deflação de 0,1% no comparativo mensal, a qual poderá influenciar a decisão dos juros americanos na próxima semana.

Com a expectativa de que o pico de inflação dos EUA fique para trás, o cenário para o IPC anualizado é de 8,1% em agosto ante leitura de 8,5% no mês anterior. Contudo, com os dados do mercado de trabalho ainda resilientes, como do último payroll e da taxa de desemprego, o núcleo de inflação (IPC-núcleo) estará pressionando, corroborando com a expectativa para que o Federal Reserve, Fed, continue a escalada de juros na próxima reunião, que acontece entre os dias 20 e 21 de setembro.

Neste cenário, a questão hoje levantada é a magnitude do aumento de juros, a qual o mercado majoritariamente acredita na alta de 0,75 ponto percentual nas Fed Funds de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Federal Reserve do Investing.com, chegando nas taxas de  3,00-3,25%. Porém, dados de inflação melhores que o esperado poderão mudar o cenário para o aumento dos juros americanos para uma alta de 0,50 ponto percentual.