Semana no câmbio começa com calendário econômico fraco e receios com inflação

 | 11.09.2023 06:00

Bom dia, mercado! Vamos lá para mais uma semana sobre a trajetória do dólar aqui no Brasil. Gosto de iniciar contextualizando vocês com a taxa de encerramento do dia/semana anterior neste caso, que foi de R$ 4,9828 para venda no mercado à vista. 
 
O dólar segue pressionado devido a dúvidas tanto do cenário fiscal aqui, quanto da trajetória dos juros norte-americanos. Por aqui existe o receio de que o governo não consiga cumprir o déficit zero para o orçamento 2024. Aliado a isso, temos a questão do ajuste fiscal ser baseado principalmente em medidas que aumentam a arrecadação, mas são caras para o governo. Pois é, agora apareceu a notícia, que pode até animar, de que o governo avalia uma proposta de reforma administrativa para cortar gastos. Parece tudo meio subjetivo, incerto. E nos resta aqui, acompanhar a novela. Portanto, a seguir cenas do próximo capítulo.
 
Quanto a nossa Selic, teremos que ver o impacto do aumento nos preços do petróleo, que reflete nos combustíveis. Isso pode fazer a inflação ganhar força e, consequentemente, não permitir um ritmo muito acentuado nos cortes da taxa de juros. 
 
Girando pelo mundo, mais do mesmo. Temores em relação à fraqueza da economia da China, taxa de juros provavelmente se mantendo altas por mais tempo nos EUA e a Europa com inflação ainda longe do controle. Além disso, segue a guerra sem fim na Ucrânia. 
 
E o calendário econômico para hoje não traz dados da Europa e nem dos EUA, e aqui no Brasil somente o tradicional botem Focus. Para a semana teremos dados de inflação aqui e decisão de juros na Europa.
 
Bons negócios e muito lucro a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações