Semana Terá Crise da Petrobras, Reforma Adiada, IBC-Br e PIB da China

 | 14.04.2019 22:45

A semana será mais curta por conta do feriado da Sexta-feira da Paixão, mas promete não ser menos pródiga em crises. O mercado acompanhará de perto os desdobramentos da intervenção do presidente Jair Bolsonaro na Petrobras (SA:PETR4) em meio à volta do ministro da Economia, Paulo Guedes, dos EUA, para apagar o incêndio. Há também as dificuldades do governo em fazer avançar a reforma da Previdência na Câmara.h3 Atividade fraca reflete crises e incertezas/h3

Saem também dados econômicos importantes, que podem mostrar o impacto dessas turbulências, criadas em grande parte pelo próprio governo, e que estão se refletindo em uma frustração de empresários e investidores e em queda na confiança dos agentes econômicos e em uma atividade econômica mais fraca neste início de ano. Bancos como Itaú (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4) e BTG Pactual (SA:BPAC11) reduziram fortemente suas projeções para o PIB deste ano. Parte desse desaquecimento deve aparecer nas projeções do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, e que vem mostrando queda nas projeções para o PIB deste ano semana após semana.

h3 IBC-Br deve mostrar recuperação/h3

Também na segunda, sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de fevereiro, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) oficial calculado pelo IBGE, mas que sai só daqui dois meses. A projeção do banco Credit Suisse é que o IBC-Br tenha alta de 3,5% sobre fevereiro do ano passado, acelerando em relação ao 0,8% de janeiro. Em relação ao mês anterior, o índice deve subir 0,1%, ante uma queda de 0,4% de janeiro em relação a dezembro, ajudado pelo Carnaval ter caído em março, o que aumentou o número de dias úteis.

Apesar da melhora, o IBC-Br de fevereiro vai apenas manter o nível do índice no começo do ano passado. O CS estima que, se o IBC-Br mantiver a estabilidade em março, o primeiro trimestre deve fechar com um crescimento de 1%, em março, perto do 1,1% do ano passado. O CS ainda trabalha com um PIB crescendo este ano 2,5%, enquanto várias instituições já estimam um número perto de 1%. Já o Banco Safra estima queda de 0,5% no mês e alta de 2,8% sobre fevereiro do ano passado para o IBC-Br.

h3 IGP-10 desacelera em abril/h3

Se a economia segue fraca, a inflação deve começar a voltar aos trilhos depois do saldo em março. Também na segunda-feira, a Fundação Getulio Vargas trará os dados do IGP-10 de abril, que o mercado espera tenha fechado em alta de 0,87%, desacelerando em relação ao 1,4% de março. O Banco Fator também espera uma desaceleração da alta dos preços de março para abril, para 0,90%, causada, principalmente, pelo recuo na taxa do índice que mede preços agropecuários.

h3 Petrobras explica reajuste do diesel a Bolsonaro na terça/h3
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na terça-feira, a expectativa é com a reunião convocada por Bolsonaro com a diretoria da Petrobras para que a empresa explique o reajuste de 5,7% que tentou aplicar ao diesel na semana passada, mas que foi barrado pelo presidente. A decisão, uma intervenção direta na política de preços da estatal, provocou uma crise que fez a estatal perder R$ 32 bilhões em valor de mercado.

Uma crise que se reparte em três, pois ao interferir nos preços da estatal Bolsonaro contrariou o discurso de sua equipe econômica, que estava em Washington participando da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), e criou um clima de desconfiança sobre o poder da área econômica em deixar o presidente longe das políticas populistas. A decisão causou um desgaste para o ministro Paulo Guedes, que nem foi consultado sobre a intervenção. Além disso, mostrou que o governo terá de encontrar uma saída para evitar a greve dos caminhoneiros com algum custo fiscal ou político.

h3 Guedes tenta justificar decisão de Bolsonaro/h3

Em Washington, Guedes tentou fugir das perguntas dos jornalistas sobre o assunto, mas no fim admitiu que vai tratar da intervenção quando chegar ao Brasil na terça-feira. “O presidente já disse a vocês que ele não era um especialista em economia, então é possível que alguma coisa tenha acontecido lá (no Brasil), e ao mesmo tempo ele está preocupado com efeitos políticos, estavam falando em greve dos caminhoneiros, então é possível que ele esteja lá tentando manobrar com isso”, tentou justificar aos jornalistas que o acompanham em Washington. Questionado se o governo não teria cedido rápido demais aos caminhoneiros, Guedes afirmou que concordava com essas preocupações e que “iria se informar”.

h3 Uma crise dentro de várias/h3

Isso leva a outro aspecto da crise da intervenção na Petrobras, que é a forma como o governo vai evitar uma nova greve dos caminhoneiros. Analistas lembram que o problema do diesel é um problema mundial, dos preços do petróleo que subiram, e que a única saída seria o governo retomar o subsídio ao combustível, o que aumentaria o déficit público. Outra forma é deixar a conta para a Petrobras, como fizeram outros governos, o que é o grande receio dos investidores na empresa. A vantagem do governo agora é que ele está mais preparado para enfrentar uma greve e já vem negociando com as lideranças.

h3 Previdência em banho-maria nas mãos do Centrão/h3

Também na terça-feira, devem ser retomadas as discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a reforma da Previdência. Ou não. O Centrão está forçando a mudança na pauta de votações para aprovar antes o projeto do orçamento impositivo, que obriga a liberação de verbas de emendas parlamentares. Com o governo sem base no Congresso e o presidente Bolsonaro ainda fora de sintonia com os parlamentares, o mais provável é que a votação do texto do relator da Previdência seja adiada.

h3 Dados importantes nos EUA, Europa e PIB da China/h3

Ainda na terça-feira, saem dados importantes no exterior, como o Índice de Expectativas ZEW na Alemanha e a Confiança Econômica na zona do euro, ambos de abril. Nos EUA, sai a produção industrial de março e a utilização da capacidade, e dados da Associação Nacional dos Corretoras de Imóveis (NAHB) do mercado imobiliário residencial relativos a abril.

Na China, sai o PIB do primeiro trimestre, que pode desacelerar levemente de 6,4% para 6,3%. Saem ainda os investimentos fixos, vendas no varejo e produção industrial de março.

Na quarta-feira, o Japão divulga sua produção industrial de março. Na Europa, sai a inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido de março e a da zona do euro relativa a abril. Nos EUA, será conhecida a balança comercial de fevereiro.

h3 Caged e arrecadação federal sem data/h3

Sem data definida, o Ministério do Trabalho deve divulgar os números de emprego do Caged de março e a arrecadação federal do mês passado.

No Brasil, a FGV divulga a segunda prévia do IGP-M de abril.

Na quinta-feira, último dia antes do feriado, o mercado acompanhará dados internacionais importantes, como o índice dos gerentes de compras (PMI) da zona do euro de abril, e as vendas no varejo de março nos EUA e os estoques industriais de fevereiro. Sai ainda o Índice de Manufatura da Filadélfia.

Local

Na agenda econômica, será divulgado a prévia do IGP-M, números de arrecadação tributária e dados de atividade de março – IBC-Br e CAGED. O viés para os indicadores é negativo, sugerindo um primeiro trimestre ainda fraco. Na esfera política, o foco continua na votação da reforma da previdência na CCJ.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações