Separando o Joio do Trigo na Commodity que Teve o Segundo Melhor Desempenho no Ano

 | 11.12.2018 05:33

Em um discurso sensato feito no Texas, segundo menor estado produtor de trigo nos EUA, o economista agrícola Mark Welch, da Texas A&M, explicou por que os agricultores norte-americanos podem ter bons resultados em 2019 plantando tudo o que puderem desta commodity que teve o segundo melhor desempenho neste ano.

Embora a experiência nos diga que quanto maior for a produção de commodities, mais fraco será seu preço, no caso do trigo, a produção está aquém dos esforços de cultivo em razão da baixa produtividade das plantações. E, segundo Welch, incrivelmente, o mesmo estava acontecendo em praticamente todas as partes do mundo onde o trigo é cultivado.

h3 Demanda do trigo supera a oferta em todo o mundo/h3

Em sua palestra no Simpósio de Produtores de Trigo no Texas, que teve a cobertura do Waco Herald-Tribune no sábado, Welch declarou:

“Em relação aos fatores fundamentais que estão impulsionando os preços do trigo, temos uma forte base de demanda, haja vista que o consumo de trigo continua crescendo ao redor do mundo. E tivemos plantações menores em 2018, por isso houve uma contração da produção em relação aos padrões de consumo.”

Welch disse ainda que os EUA – apesar de serem o quarto maior produtor mundial de trigo, responsáveis por 8% da oferta global do grão, com 55 milhões de toneladas cúbicas de produção anual – deveriam aumentar a extensão das plantações juntamente com seus concorrentes nos próximos anos. Para 2018, o Departamento de Agricultura dos EUA prevê uma produção mundial de 733 milhões de toneladas cúbicas, a mais baixa em cinco anos, ou seja, uma queda de 3% em relação à alta recorde de 2017/18.

De acordo com Welch:

“Vimos o trigo com preços mais altos em todo o mundo nos últimos anos. Por isso, os sinais e incentivos necessários para plantarem mais trigo estão dados. As previsões de produção e seu potencial de exportação ao longo do ano serão muito importantes.”

h3 Commodity com o segundo melhor desempenho depois do gás natural/h3

Com o preço de fechamento de quase US$ 5,25 por bushel no pregão de segunda-feira, os futuros de trigo para entrega em março em Chicago apresentavam uma alta de mais de 22% no ano, melhor desempenho entre as commodities depois do gás natural, que teve um ganho de 53%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora