Reunião do Fed de Setembro: Mais Combustível de Alta para as Commodities

 | 29.09.2020 16:07

Este artigo foi escrito exclusivamente para Investing.com

  • Mercado em baixa do Índice Dólar não está baixando os preços das commodities
  • Estímulo e liquidez são catalisadores de alta para matérias-primas daqui para frente
  • Um período de risco é uma oportunidade para adicionar exposição de commodities às carteiras
  • 2008 a 2012 pode ser um modelo para os próximos anos, mas os mercados raramente se movem em linha reta

A mais recente reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) do Federal Reserve dos EUA, em meados de setembro, formalizou uma mudança na política do banco central. O FOMC estabelece taxas de juros de curto prazo.

A Fed Funds Rate é uma ferramenta que permite ao banco central reagir às mudanças no cenário econômico. O comitê não fez nenhuma alteração na taxa de curto prazo, pois ela permaneceu no nível de zero a vinte e cinco pontos-base, o mais baixo da história.

O Fed deu seguimento ao comentário do presidente Powell na conferência virtual de Jackson Hole em agosto. Ele disse aos mercados que o banco central não considerará mais uma meta de 2% para a inflação como uma linha na areia, mas buscará uma média de 2% ao longo do tempo. A mudança de política permitirá que as pressões inflacionárias aumentem acima da meta por um “período”. Alguns membros do comitê sugeriram que a inflação poderia aumentar para 2,25% ou mesmo 2,50% antes que o Fed use a política de taxas de juros.

O banco central reduziu as taxas de curto prazo para zero por cento no início deste ano, disparou bazucas de liquidez no sistema financeiro e empregou flexibilização quantitativa para empurrar as taxas mais para baixo ao longo da curva de juros. Essas políticas, para encorajar empréstimos e gastos e inibir a poupança, são uma reação à economia fraca causada pela pandemia. O movimento mais recente para permitir e até mesmo promover o aumento da inflação representa um combustível mais otimista para a classe de ativos de commodities.

h2 O mercado em baixa do Índice Dólar não está baixando para os preços das commodities/h2

O Índice Dólar saltou durante a semana passada e estava sendo negociado no nível 94,682 na sexta-feira, 25 de setembro.