Será Que 2018 foi um Ano Bom para a Bolsa?

 | 14.01.2019 19:05

Após mais um ano de alta do Ibovespa, o mercado abriu o ano de 2019 eufórico.

Máximas renovadas a cada semana, analistas otimistas ao alcance de patamares jamais imaginados para o índice, os mais conservadores pensando em fazer umas “comprinhas”, e até mesmo a quitanda do Seu Zé, pensando em fazer um IPO. Esse é o resumo das primeiras semanas do mercado financeiro. Mas de volta ao passado, pensando no futuro, será que 2018 foi um ano bom para a bolsa?

Não é preciso dizer que o índice Ibovespa é o principal “termômetro” da bolsa brasileira e se consolidou-se desde 1968 como referência a investidores de todo o mundo. O índice é o resultado de uma carteira teórica que é reavaliado a cada 4 meses, e é aí que quero chegar. Existe um manual dos procedimentos e definições para o índice no site da B3, mas o que julgo mais importante é o efeito da ponderação, já que a composição irá se construir pelas ações mais negociadas e por consequência, esses papeis terão maior participação.

Joseph Granville, grande escritor financeiro americano e desenvolvedor do conceito “volume balanceado” através da criação da Linha de Avanço e Declínio, faz uma analogia entre a LAD e o índice Dow Jones: “Num mercado convencional de alta, enquanto a linha de avanço e declínio e o índice Dow Jones estiverem engrenados para cima, estarão num casamento feliz”. O índice americano também é ponderado como o Ibovespa.

Baseado nesse conceito, vamos analisar o gráfico abaixo:

LAD x Ibovespa

Com acompanhamento desde o início de Novembro/2016, percebemos que o “casamento feliz” do mercado como um todo se estendeu até Setembro/2017, onde o Ibovespa alcançava seus 76.000 pontos. Após esse período, é nítida a grande divergência entre a linha de avanço e declínio do mercado (373 ações no total) com o Ibovespa. As “bolinhas vermelhas” representam os topos e fundos da LAD, enquanto as “bolinhas laranjas”, representam os topos e fundos do índice.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Como praticamente tudo nas projeções do mercado financeiro tem suas subjetividades, também construí uma LAD apenas com as ações do índice. E, no ano de 2018, veja o que ocorreu:

LAD x Ibovespa 2018

Acho que o casamento aqui, também não foi muito harmônico. A vibração do fechamento em alta do índice, não se refletiu no conjunto de suas ações. Enquanto o fechamento do Ibovespa no ano de 2018 foi de uma alta de 15%, a linha de avanço e declínio recuou 24%. Isso significa que poucos papéis fizeram força para cima e, resumo esse ponto de vista com o gráfico abaixo:

A participação dessas ações no Ibovespa, correspondiam aos 5 papéis de maior peso nos últimos quatro meses de 2018, e representavam juntos 43,37% do todo. Mesmo com a má performance das ações da Ambev (SA:ABEV3), percebam que já tínhamos 9,55% de ganhos.

A conclusão que eu chego, é que, como Granville cita: “o mercado parece estar desengrenado, e a ordem usual dos eventos prediz que o índice reengrenará com a Linha de Avanço e Declínio”, ou seja, para uma baixa.
Enquanto isso não ocorre, curta o momento e cuide dos “stops”. Mas fiquem de olhos abertos, pois eu estou.

Grande abraço,

Antonio Siqueira, CNPI-T 2033

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações