Será que a Intel É uma Ação/BDR de Tecnologia para Comprar em 2021?

 | 05.01.2021 10:18

Publicado originalmente em inglês em 05/01/2021

Sem dúvida, os investidores da Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) não têm nada do que se orgulhar do ano passado. Afinal, a maior fabricante mundial de processadores perdeu espaço para concorrentes menores, após as unidades produtivas da companhia não conseguirem lançar novos modelos mais rápidos no mercado.

Esses persistentes reveses são vistos por alguns como um sinal de ineficiência da antiga estratégia de 50 anos da empresa, que se concentra em projetar e fabricar seus próprios semicondutores.

Concorrentes como Advanced Micro Devices (NASDAQ:AMD) (SA:A1MD34) e NVIDIA (NASDAQ:NVDA) (SA:NVDC34) projetam seus processadores, mas usam empresas terceirizadas para fabricá-los, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing (NYSE:TSM) (SA:TSMC34).

Enquanto a californiana Intel luta para superar sua pior crise na última década, um investidor ativista, após montar uma “significativa” posição em suas ações, exige que a companhia explore novas estratégias, como uma possível divisão da fabricante de processadores e venda dos seus ativos.

Segundo Dan Loeb da Third Point LLC, em uma carta ao conselho da Intel citada para a Bloomberg:

“Não conseguimos compreender como os membros que presidiam o conselho da Intel durante o declínio da empresa permitiram que sua gestão debilitasse a posição de liderança da companhia, ao mesmo tempo em que recebiam belos pacotes de compensação. Os acionistas não vão mais tolerar essa aparece abdicação de dever".

Essa frustração dos acionistas sem dúvida tem razão. Os papéis da Intel tiveram no ano passado o pior desempenho em comparação com seus principais concorrentes.