Série Especial: Gradualismo na Política Monetária dos EUA, Com Inflação Mais Alta

 | 17.05.2021 21:25

Este é o terceiro texto da Série Especial "Inflação nos EUA: a Batalha entre Fed e Mercado"

A aprovação de um pacote de ajuda de quase US$ 2 trilhões, de um plano amplo de investimentos em infraestrutura e do acelerado processo de vacinação deram o impulso necessário para o retorno da economia americana a taxas de crescimento elevadas por um período mais extenso. Além disso, a manutenção de taxas de juros historicamente baixas amplifica os efeitos da política fiscal expansionista.

Série Especial – Inflação nos EUA: a Batalha entre Fed e Mercado

Em décadas passadas, o mix de política econômica não parecia tão equilibrado ao ponto de elevar as expectativas de inflação no longo prazo. Os gestores de política econômica, na ausência de estímulos fiscais adequados, tinham a tendência de manter a política monetária expansionista por um prazo maior, com receio de abortar as perspectivas de crescimento.

Entretanto, em agosto de 2020, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, anunciou uma “atualização” importante no regime de metas de inflação. A nova meta seria uma média, o que permite que a inflação fique acima de 2% por um certo período. Com isso, cumpriria o duplo mandato de máximo emprego e estabilidade de preços.

A partir de fevereiro desse ano, a curva de juros americana apresentou um deslocamento relevante de forma a incorporar rapidamente a perspectiva de maior crescimento e maior inflação. A análise das declarações dos representantes do Federal Reserve permite interpretar que a autoridade monetária irá tolerar um desvio maior na taxa de inflação em relação à meta de longo prazo. Todavia, isso não significa que a política monetária não possa ser normalizada de forma gradual ainda em 2021.

LEIA MAIS: Disparada da Inflação nos EUA Não Muda Discurso do Fed

O cenário base é que a inflação de longo prazo se encaminha para valores acima de 2% e que fatores “transitórios” podem conduzir a variação dos índices de preços ao consumidor a patamares acima de 3%, quando todos os estímulos estiverem sendo aplicados. Nesse cenário, o sucesso da política econômica eleva a volatilidade da curva de juros americana e pode fazer com que a taxa do título do tesouro americano de 10 anos rompa os 3%.

Confira abaixo os dois textos anteriores da Série:

Texto 1: O Debate Global Sobre Inflação, por Roberto Padovani

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Texto 2: Reflação e Taxas de Juros Americanas, por Julia Braga

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações