Série Especial: Juros neutros e próximos passos da política monetária do Copom

 | 07.09.2021 19:34

O Investing.com apresenta uma nova série de análises para ajudar os investidores a elaborar sua tese de investimentos. Desta vez, o assunto é sobre a política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Mais especificamente, a série vai ter artigos de economistas analisando o seguinte trecho do comunicado pós-reunião que elevou, em agosto, a taxa Selic em 100 pontos-percentuais, de 4,25% para 5,25%: “neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro”.

Os textos vão abordar o que é a taxa neutra de juros, como é feita seu cálculo e estimativa da atual taxa neutra na economia brasileira. Além disso, os analistas avaliam se realmente a condução atual da política monetária caminha para ser efetivamente contracionista, ou seja, acima da taxa neutra. Como também se o Copom conseguirá convergir a expectativa de inflação de 2022 para o centro da meta de 3,5% - atual horizonte da política monetária – e qual será o impacto no crescimento.

h2 Política monetária em 2021/h2

É importante ter um panorama sobre a evolução da política monetária neste ano com complemento às leituras posteriores.

O primeiro Boletim Focus de 2021, de 4 de janeiro, trazia projeções das principais variáveis macroeconômicas do Brasil que soam irreais após 8 meses. Dificilmente algum investidor teria colocado em seu cenário-base de investimentos que o Copom elevaria a taxa Selic para 7,63% ao ano, de acordo com as projeções do último Focus divulgado na segunda-feira (6). A primeira consulta do Banco Central ao mercado no ano informava que os economistas projetavam a taxa Selic para 3% no fim do ano, com um IPCA de 3,32% e crescimento do PIB de 3,40%.