Shangai Upgrade: Se atualização fosse hoje, quantos Ethereum seriam destravados?

 | 02.02.2023 17:39

Com a virada do mês, estamos um passo mais próximos da aguardada atualização Shangai da rede Ethereum, também chamada por muitos de Capella. Ambos os termos tem sido utilizados para fazer referência ao upgrade que possibilitará a retirada dos ETH atualmente em stake. Na verdade, tecnicamente, “Shangai” é a atualização da camada de consenso da Ethereum (“Consensus Layer”), enquanto Capella é o nome dado à atualização da camada de execução (“Execution Layer”). O importante é entender que ambas acontecerão simultaneamente e estarão chegando logo mais, em março ou abril!

Inspirado por um post do analista Korpi, tive a ideia de escrever este artigo. Hoje, temos aproximadamente 16,3 milhões de ETH apostados, o que levanta algumas dúvidas e preocupações na comunidade com relação a um possível “dump” no mercado assim que forem liberados. Sobre isso, importante frisar inicialmente que as retiradas poderão acontecer sob dois moldes:

  1. Retiradas parciais: Somente os saldos que ultrapassarem os 32 ETH em função das recompensas recebidas pela validação serão retiráveis para um endereço Ethereum e poderão ser gastos imediatamente. Neste caso, o validador continuará fazendo parte da Beacon Chain e validando as transações. Em outras palavras, somente os “earned rewards” poderão ser sacados.

  2. Retiradas completas: No caso de retiradas completas, o validador sairá da Beacon Chain e deixará de fazer parte do processo de validação. Todo seu saldo de 32 ETH, além das recompensas recebidas, será desbloqueado para que possa ser gasto após o término do processo de retirada.

Importante ressaltar que, em ambos os casos, as retiradas não demandarão o gasto de taxas de gas! Pois bem, mas como acontecerá esse processo de saque? Em síntese, haverá uma única fila responsável por processar tanto as retiradas parciais quanto as retiradas totais.

A cada slot (em outras palavras, a cada 12 segundos), 16 retiradas parciais acontecerão. A ordem levará em conta o “index” do validador, que nada mais é do que um número que lhe foi designado quando ingressou na Beacon Chain, assim quando pegamos um número na fila. Para isso, digamos que a rede irá fazer uma varredura sobre os validadores ativos. Caso o validador atenda aos critérios de saque, será adicionado à fila para o presente slot. Esse “scan” continua até que 16 saques aconteçam ou até que o número máximo de validadores por varredura tenha sido alcançado.

Para que a explicação não fique maçante, vamos resumir da seguinte forma: 

  • Se um validador tiver saído com sucesso do conjunto de validadores (“validator set”), então teremos uma retirada completa sendo realizada. 

  • Caso contrário, se um validador tiver um saldo superior a 32 ETH, uma retirada parcial será automaticamente realizada. Isso acontece porque, apesar de ambos os tipos de retirada fazerem parte da mesma fila, as retiradas completas são processadas muito mais lentamente.

Em outras palavras, podemos dizer que retiradas parciais e totais são tecnicamente iguais, o que mudará é somente o total de ETH a ser sacado. As retiradas completas ocorrem apenas para os validadores que saíram com sucesso do conjunto de validadores. Já as retiradas parciais acontecem para todos os validadores ativos com mais de 32 ETH.

Mas como assim “se um validador tiver saído com sucesso do conjunto de validadores (“validator set”)?” O que isso significa?

Diferentemente de outras redes PoS que possuem um período fixo de saques para os stakers, a dinâmica da Ethereum leva em conta quantos validadores estão saindo da rede em um determinado momento. Esses validadores que estão saindo do “validator set” precisam passar por duas etapas:

  1. A fila de saída (“exit queue”), que é definida por uma série de nuances técnicas. O importante é entender que como hoje contamos com aproximadamente 509.000 validadores, no máximo 7 poderão sair a cada 6.4 minutos (cada “epoch”, para quem é da área). Ou seja, 1575 por dia.

  2. O período de retirada (“withdrawal period”), que dura 256 Epochs, ou 27 horas.

Assim, se 25% do junto de validadores atual resolvesse sair em um dia, levaria 82 dias para que o processo fosse concluído. Já se 30% resolvesse sair em um dia, essa espera seria de 98 dias.