Silicon Vallley Bank: risco sistêmico ou só um susto?

 | 13.03.2023 11:24

Se você acompanha os principais portais de notícias do mercado financeiro, você deve ter visto, na semana passada, o anúncio do SVB (SVB Financial Group (NASDAQ:SIVB)) referente a perda de aproximadamente US$ 1,8 bilhões em torno de seus títulos e também a emissão de US$ 2,25 bilhões em ações ordinárias. 

Estamos falando de um dos maiores custodiantes de startups do Vale do Silício, e como é de conhecimento, não estamos passando por tempos fáceis, principalmente para essas empresas de alto crescimento que estão queimando caixa e precisam de dinheiro para girar sua receita.

O banco detinha muitos títulos do tesouro americano, que diminuem de valor devido à marcação a mercado com o aumento de juros do banco central. A gestão do banco foi displicente ao investir recursos de curto prazo em ativos mais arriscados, que pagariam rendimentos superiores aos títulos do tesouro no longo prazo. A instituição foi forçada a vender seus ativos, mesmo com prejuízo, para atender a demanda dos saques.

O problema é que, de acordo com as regras contábeis dos EUA, as empresas não precisam diminuir os preços dos títulos em seus balanços, e tecnicamente isso não teria nenhum problema caso o título ficasse em posse da instituição até o vencimento, porém não foi o que aconteceu. Por isso a preocupação de um risco ainda maior com a queda do preço dos títulos que podem impactar ainda mais instituições nos Estados Unidos, afinal quem quer arriscar sua liquidez e solvência em um banco que talvez não exista mais?

Em resumo, as ações da instituição caíram 60% na quinta-feira e pressionaram um risco contágio no sistema financeiro americano, forçando o preço das ações dos principais bancos para baixo “todo banco possui uma carteira de títulos". 

Isso poderia gerar sim um risco sistêmico, pois forçaria primeiro o Federal Reserve a desacelerar o aumento da taxa de juros para evitar reduzir o preço dos títulos de outros bancos, e segundo o saque compulsório por parte de outras empresas em outras instituições bancárias - Recordações sobre a reestruturação do sistema crédito na época da grande depressão, em 1930, fizeram os custodiantes sacarem seus recursos. 

Na minha análise, por enquanto, o problema parece estar controlado, pois refere-se ao público desta instituição em questão. Mas precisamos ficar atentos aos próximos movimentos do mercado, bem como outros dispositivos que o FED poderá utilizar para controlar esse risco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações