Simpósio de Jackson Hole: 3 razões para o Fed manter discurso duro nesta semana

 | 23.08.2023 09:54

  • As autoridades do Federal Reserve se reúnem em um simpósio anual em Jackson Hole, nesta semana.
  • Todas as atenções estão voltadas para o presidente da instituição, Jerome Powell, cujo pronunciamento deve fornecer uma visão mais clara sobre os juros, a economia e a inflação nos EUA.
  • Minha expectativa é que Powell aproveite a ocasião para reiterar o posicionamento rígido do banco central americano, refutando qualquer esperança de uma virada na política monetária.
  • O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) pode endurecer sua mensagem quando os principais banqueiros centrais do mundo se reunirem no Simpósio Econômico de Jackson Hole nesta semana.

    O ponto alto do evento será na sexta-feira de manhã, quando o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um esperado discurso sobre a situação da economia, da política monetária e da inflação nos EUA.

    Na minha opinião, Powell vai adotar um tom mais duro e indicar que serão necessários mais aumentos de juros para conter a alta dos preços. Além disso, acredito que o chefe do BC americano vai usar sua fala principal para sinalizar que os juros ficarão elevados por um longo período e para descartar a possibilidade de reduções nas taxas.

    De fato, o mercado de títulos parece estar se antecipando a uma política monetária mais “hawkish” (rígida) no futuro, já que a taxa dos títulos de 10 anos do Tesouro dos EUA subiu para o maior patamar em mais de 15 anos, chegando a 4,366% na terça-feira da semana passada.