Sinais de Correção após Forte Alta com Fed Dovish e Mercado de Trabalho Americano

 | 07.01.2019 10:40

Atividade econômica

Mercado de trabalho norte-americano contraia a percepção de crescimento econômico moderado em 2019. Os dados do payroll, divulgados na sexta-feira (dia 04 de janeiro), mostraram uma criação de 312.000 empregos em dezembro; além disso, houve revisões de divulgações antecedentes, somando 58.000 empregos adicionais. O que foi considerada a maior divulgação nos últimos anos, mostra o quão aquecido foi o mercado de trabalho norte-americano em 2018. O ganho médio por hora trabalhada registrou 3,2% em sua taxa anual, o que pode pressionar adicionalmente os riscos de inflação. A taxa de desemprego subiu de 3,7% para 3,9%, impacto do aumento da participação na força de trabalho que subiu para 63,1%.

Força de trabalho e taxa de desemprego

Embora a divulgação jogue um balde de água fria em uma das maiores preocupações dos mercados acionários — desaceleração da atividade econômica em 2019 — os dirigentes do Federal Reserve terão de lidar com a insatisfação dos agentes econômicos dentro do sistema financeiro ao passo que lidam com os indicadores de inflação num mercado de trabalho aquecido.

Mercados acionários

Após a leitura do payroll, na sexta-feira, os mercados avaliaram o discurso dovish de Jerome Powell de forma bastante positiva. Em evento que contou com a participação dos ex-presidentes do Fed (Janet Yellen e Ben Bernanke), Powell disse que os dirigentes estão atentos aos mercados financeiros, e que podem alterar seu caminho de aperto gradual do seu balanço a qualquer momento. Os mercados acionários internacionais subiram fortemente, retirando o peso daqueles que se preocupavam com a redução da liquidez sistema financeiro.

Na Ásia, o fechamento foi de pleno otimismo com conversas sobre a solução da guerra comercial e um Fed mais dovish. Apesar do encontro potencial entre os líderes das duas grandes potencias, EUA e China, o movimento de hoje dá sinais de correção nas bolsas ocidentais. Os índices futuros de Nova York operam com estabilidade, e os índices da Europa são negociados em campo negativo. O dólar sofre uma depreciação em relação aos seus principais pares, enquanto os preços do petróleo sobem forte (WTI retorna a US$ 49,1 o barril). O mercado internacional de juros segue sem tendência, e o rendimento da treasury de 10 anos retornou ao patamar de 2,64%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Brasil, o Ibovespa segue para a sua sexta alta consecutiva e demonstra um otimismo generalizado. Os juros sobem, e o dólar é negociado em baixa, cotado a RS$ 3,70. Estatais, empresas bancárias e de materiais básicos são destaque de alta.

Expectativas dos agentes

A agenda econômica do dia se concentra em relatórios sobre a situação econômica nos Estados Unidos. Os índices PMI e as encomendas à indústria são o foco desta segunda-feira. Na semana, o foco será o indicador CPI (índice de preços) que dará sinais de como se comportou a inflação em dezembro.

Pedro Paulo Silveira

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações