SMAL11 e Small Caps: Pequenas empresas, grandes negócios

 | 24.05.2023 20:05

Felipe escreveu sobre mais um ponto de inflexão que se apresenta à nossa frente, na medida em que vamos fechando um semestre para adentrar outro, bem mais interessante.

É tempo de ajustar alocações, com especial atenção para o segmento de mid e small caps brasileiras, bastante sensível às taxas de juros e ao net new money dos fundos institucionais.

Desde o início do ano, as pequenas sobem mais do que o Ibovespa.

Eu sei, parece pouco tempo para tirar maiores conclusões, mas os números devem ser lidos em contexto, e a lição aqui é a de que algo diferente está acontecendo, neste exato momento.

Ou será que não?

Na verdade, algo bem diferente aconteceu nos últimos capítulos da temporada passada, quando o  SMAL11 não só descolou do BOVA11 como perdeu sua dominância característica.

Agora, estamos apenas no caminho de volta à normalidade.

Note que, à exceção do período circulado em vermelho, a trajetória do SMAL não só é intimamente correlacionada com a do BOVA como oferece uma cauda largamente positiva, sem contrapartida de cauda negativa.

Na maioria dos recortes temporais dentro desse histórico de 5 anos, o SMAL roda bem acima do BOVA, e quase nunca roda abaixo.

Como eu disse, a exceção é apenas recente, absurda do ponto de vista teórico (Felipe já falou do Fama-French) e – creio – não deve durar muito tempo.

Se você tem menos de 5% do seu patrimônio atual em small caps, corre o risco de perder uma oportunidade rara.

Tudo indica que as nossas pequenas podem voltar a fazer aquilo que sempre fizeram de melhor: ganhar das grandes, por meio de saltos da ordem de +30%, +50% ou até mesmo acima dos +100%.

 
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações