SNSL3 – Ação Não Está Cara se Mantiver Média de Crescimento

 | 11.04.2018 11:55

Hoje iremos fazer a análise fundamentalista da Senior Solution (SA:SNSL3) focando em um indicador chamado Lucro Caixa (Cash Earnings) onde nada mais é que pegar o lucro líquido reportado e adicionar a este os eventos contábeis que influenciaram negativamente, mas que não tiveram efeito no caixa, por isso que chamam de lucro caixa.

Sabemos que o IR diferido já é descontado do LL, então no lucro caixa você adiciona este valor que foi descontado, pois este benefício fiscal só afeta o valor contábil, e não o caixa da empresa. O mesmo valeria p/ as amortizações de aquisições, que incluem coisas intangíveis, como marcas e licenças.

Eu olhei no press release da TOTVS (SA:TOTS3), mas eles não divulgam esse indicador. Porém no da Linx (SA:LINX3) já incluem. Esse indicador em uma empresa small caps, que vem crescendo por meio de aquisições em um setor de tecnologia, pode ser interessante mesmo de se levar em conta, visto que ela tende a apresentar gastos intangíveis que são puramente contábeis. Mas até que ponto este indicador seria relevante para a análise?

Para isso eu resolvi analisar o que mais gosto em uma empresa, o seu fluxo de caixa. Se a empresa teve um forte crescimento no lucro caixa, mas não no lucro contábil (2017 x 2016), então o caixa gerado pelas operações no fluxo de caixa também deveria mostrar este crescimento.