Sócio dos Infernos, Parte 5 - Gol e Smiles

 | 16.10.2018 09:52

As companhias aéreas estão, no momento, tradando os IPOs de suas empresas de fidelidade. Basicamente, Multiplus (SA:MPLU3) e Smiles (SA:SMLS3) estão baratas demais na bolsa e o controlador vê uma boa oportunidade de ganhar dinheiro em cima do minoritário.

Comentamos sobre o problema de comprar o contrato de Smiles no Investidor de Valor de 02-08-18.

Sim, os controladores veem dinheiro na mesa e estão fazendo preparativos para que este dinheiro venha para seus respectivos bolsos (dos controladores, claro).

A LatAm tinha caixa para pagar um troco aos minoritários, Gol (SA:GOLL4) não tem. A última precisou inventar uma imensa reestruturação societária para incorporar a Smiles sem dinheiro.

E a cereja do bolo. Gol anunciou tudo isso sem preço – o preço seria negociado entre um comitê “independente” e a Gol. Nem preciso comentar sobre toda minha enorme desconfiança com a independência deste comitê, qualquer que seja.

Lembrando que conversei com o Departamento de RI da Gol, há menos de 1 mês, e negaram veementemente fechamento de capital.

Basicamente, nossa bolsa está barata demais e os controladores veem oportunidade de ganhar algum em cima dos minoritários. O mesmo raciocínio vale quando a bolsa sobe demais e temos uma chuva de IPOs a preços inexplicáveis.

Muito ainda precisa ser informado ao mercado. Continuamos recomendando distância de Gol e Smiles.

Contra os sócios dos infernos, a CVM, a bolsa (B3), a Apimec, seu irmão mais velho, a polícia e os bombeiros não podem te defender. Só cuidando muito bem do seu rico dinheirinho você consegue manter distância destes indivíduos.

No Investidor de Valor, tomamos imenso cuidado com a escolha de nossos sócios e os riscos contratuais (e outros) que possam existir. Na bolsa, muito melhor ser desconfiado que ser enganado.

--
Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações