Soja: Aquecimento da demanda eleva preço do óleo no BR

 | 14.08.2023 09:02

A firme demanda por parte de indústrias de biodiesel impulsionou os preços do óleo de soja no mercado brasileiro na última semana, segundo dados levantados pelo Cepea. Esse cenário acirrou a disputa com demandantes externos, uma vez que a procura global pelo óleo de soja do Brasil também está aquecida. De janeiro a julho de 2023, saíram dos portos brasileiros 1,6 milhão de toneladas de óleo de soja, de acordo com a Secex, um recorde.h2 MILHO: COLHEITA AVANÇA, E PREÇOS SEGUEM EM QUEDA/h2

O avanço da colheita da segunda safra brasileira de milho, novas estimativas oficiais indicando produção recorde no País e a melhora do clima nos Estados Unidos mantiveram compradores afastados do mercado spot nacional ao longo da semana passada. Segundo pesquisadores do Cepea, nesse cenário, os negócios estiveram em ritmo lento, e os preços, em queda. Vale lembrar que o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) opera nos menores patamares nominais desde agosto de 2020. No campo, em relatório divulgado nesta semana, a Conab reajustou positivamente a estimativa de produção para o milho segunda safra para 100,18 milhões de toneladas – um novo recorde. Com isso, a produção nacional de milho da safra 2022/23 é estimada em 129,96 milhões de toneladas, também recorde.

h2 MANDIOCA: OFERTA ESTÁ LIMITADA, MAS DEMANDA SEGUE FORTALECIDA/h2

Na última semana, a oferta de raiz de mandioca para as indústrias foi limitada pela menor disponibilidade no campo e pela retração de uma parte de produtores, que está capitalizada. A demanda, por sua vez, continua fortalecida, e uma parcela das indústrias segue se abastecendo em áreas mais distantes. Quanto ao clima, algumas regiões paranaenses registraram chuva, mas o clima seco prevaleceu na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea. Quanto aos preços, o valor médio semanal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 706,10 (R$ 1,2280 por grama de amido), leve queda de 0,8% frente à semana anterior.

h2 OVOS: COTAÇÕES TÊM LEVE RECUPERAÇÃO EM ALGUMAS PRAÇAS, MAS SEGUEM CAINDO EM OUTRAS/h2

Os preços dos ovos comerciais seguiram direções opostas nos últimos dias, registrando leve recuperação em algumas praças, e queda em outras. Além disso, os movimentos dos preços dos ovos brancos e dos vermelhos também foram antagônicos. De acordo com colaboradores do Cepea, o aumento dos preços esteve atrelado ao pagamento dos salários no início do mês e também à volta às aulas, que elevaram a demanda pela proteína. Já nas praças onde houve baixa nos valores, o motivo apontado pelos colaboradores foi a oferta bastante alta do produto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações