Soja: Cotações sobem no BR

 | 14.02.2024 11:17

Os preços da soja subiram na última semana no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da combinação de demanda internacional firme, valorização do dólar frente ao Real e preocupações quanto à baixa produtividade na safra brasileira 2023/24. Estimativas da Conab apontam que a área cultivada com a oleaginosa deve crescer 2,3% frente à temporada anterior, para 45,1 milhões de hectares, mas a produtividade pode ser 5,5% menor, o que deve resultar em oferta de 149,4 milhões de toneladas, queda de 3,4%. A entidade estima, ainda, o processamento interno de 2024 em 53,4 milhões de toneladas (+2,3%) e as exportações, em 94,2 milhões de toneladas (-7,6%).h2 MILHO: RETRAÇÃO VENDEDORA ELEVA PREÇOS/h2

Depois de caírem fortemente em janeiro, os preços do milho voltaram a subir na última semana no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da retração de parte dos vendedores, fundamentados na expectativa de menor produção na safra 2023/24. Por outro lado, as altas foram limitadas pela demanda enfraquecida, com consumidores negociando de forma pontual, priorizando a utilização de estoques. Conforme relatório divulgado pela Conab no último dia 8, a produção brasileira na temporada 2023/24 deve totalizar 113,69 milhões de toneladas, 14% abaixo da anterior, como consequência das reduções na área e na produtividade das três safras nacionais.

h2 MANDIOCA: OFERTA SEGUE ELEVADA, MAS RITMO DE QUEDA DE PREÇOS DIMINUI/h2

Apesar da oferta elevada, os preços da mandioca caíram em menor intensidade na última semana, chegando a reagir em algumas praças pesquisadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores do Cepea, produtores continuaram interessados na comercialização – mesmo com o clima mais seco em algumas áreas –, temendo maiores quedas na rentabilidade. No mercado de fécula, os maiores estoques de passagem de dez/23 para jan/24, bem como a produção 57% superior no primeiro mês do ano, elevaram em 22% a disponibilidade interna. Isso tem feito com que compradores adquiram apenas pequenos volumes, mantendo a pressão sobre as cotações. No físico, os segmentos mais ativos foram o de massas e panificação. Vendas para entrega futura foram poucas, uma vez que agentes postergam aquisições para o período pós-carnaval.

h2 OVOS: EXPORTAÇÕES DE JANEIRO SÃO AS MAIORES DESDE AGO/23/h2

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As exportações brasileiras de ovos (in natura e processados) cresceram com força em janeiro, atingindo o melhor desempenho desde agosto de 2023. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio principalmente das compras dos Emirados Árabes Unidos, que, no primeiro mês de 2024, adquiriram quase quatro vezes mais que em dez/23. Foram 1,9 mil toneladas de ovos para consumo embarcadas pelo Brasil em jan/24, volume 104% superior ao do mês anterior e 86% acima do registrado no mesmo período do ano passado – dados Secex. No mercado interno, os preços dos ovos subiram na última semana, refletindo a maior procura, devido ao recebimento de salários e à proximidade da Quaresma, período tradicionalmente marcado pelo aquecimento da demanda.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações