Soja: Indicadores operam nos menores patamares desde setembro de 2020

 | 24.04.2023 08:53

A safra recorde de soja no Brasil e o baixo volume negociado antecipadamente mantêm os preços do grão em queda, conforme indica levantamento do Cepea. Diante disso, no início da semana passada, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná chegaram a operar nos menores patamares desde meados de setembro/20, em termos nominais. Nos dias seguintes, entretanto, a queda nos preços internos foi limitada pela valorização do dólar frente ao Real, que incentivou alguns negócios no Brasil. Quanto aos derivados, os valores do farelo e do óleo de soja também estão recuando no mercado doméstico, influenciados pela demanda enfraquecida e pelo menor custo com a matéria-prima.h2 MILHO: RITMO DE NEGÓCIOS É LENTO NO MERCADO INTERNO/h2

Os preços do milho seguem em queda no Brasil, com desvalorizações ainda mais expressivas registradas nos últimos dias. De acordo com pesquisadores do Cepea, a pressão sobre os valores vem da menor demanda, da melhora no ritmo da colheita da safra verão (que eleva a oferta em todas as regiões) e do desenvolvimento satisfatório da segunda safra. Nesse cenário, produtores vêm priorizando a colheita da soja (que deve registrar produção recorde), e compradores se mantêm afastados das aquisições de milho, à espera de quedas ainda mais intensa nos preços, principalmente no segundo semestre, quando se inicia a colheita da segunda safra.

h2 MANDIOCA: MÉDIA SEMANAL É A MENOR EM NOVE MESES/h2

As cotações da raiz de mandioca continuam recuando, com a média da semana passada registrando o patamar mais baixo dos últimos nove meses. De acordo com colaboradores do Cepea, as chuvas do início da semana e o feriado da sexta-feira, 21 (Tiradentes) limitaram a colheita e a comercialização em grande parte das regiões produtoras. Ainda assim, a oferta tem superado a demanda industrial, uma vez que muitas empresas tiveram menos dias de esmagamento. Entre 17 e 20 de abril, o preço médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 874,40 (R$ 1,5207 por grama de amido), o mais baixo desde julho/22 e 2,2% inferior ao da semana anterior. No agregado de abril, a baixa é de 20% frente ao mesmo período de março.

h2 OVOS: APESAR DO INÍCIO DA 2ª QUINZENA, PREÇOS SEGUEM FIRMES/h2

Contrariando o movimento usual para o período do mês e a expectativa de agentes, as cotações dos ovos continuam subindo nesta segunda quinzena de abril. De acordo com pesquisas do Cepea, o movimento de alta dos preços vem sendo observado desde fevereiro, com os valores mantendo-se firmes mesmo após o término da Quaresma. Segundo colaboradores do Cepea, as valorizações registradas nos últimos dias estiveram atreladas à oferta, que vem reduzida já há algum tempo, e a um atípico aquecimento da demanda pela proteína.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações