Soja: Maior demanda externa eleva preço

 | 13.11.2023 08:30

Os preços domésticos da soja avançaram na última semana. Segundo pesquisadores do Cepea, os valores foram influenciados pela maior demanda internacional, sobretudo da China, país que tem elevado o volume de esmagamento da soja. Além disso, indústrias nacionais estão mais ativas nas aquisições da soja em grão no spot, devido à aquecida demanda por farelo e óleo de soja. No campo, as chuvas irregulares no Brasil estão deixando o setor em alerta. No Centro-Oeste, as altas temperaturas e a baixa umidade do solo levaram parte dos sojicultores a realizar o replantio.h2 MILHO: CLIMA NO BR PREOCUPA AGENTES/h2

O clima no Brasil ainda preocupa e isso tem resultado em diminuição nas negociações envolvendo o milho. De acordo com colaboradores do Cepea, a chuva em excesso no Sul do País vem reduzindo a expectativa de produtividade, e a falta de umidade e a elevada temperatura no Centro-Oeste atrasam a semeadura de soja, o que pode limitar a janela considerada ideal para as atividades envolvendo milho. Neste cenário, consumidores estão mais ativos no spot, atentos à possibilidade de redução na oferta e a possíveis reajustes positivos nos preços, enquanto vendedores estão afastados, acreditando em valorização do milho.

h2 MANDIOCA: OFERTA CRESCE ABAIXO DO ESPERADO, E DEMANDA SE AQUECE; PREÇO SOBE/h2

O clima favoreceu a colheita de raiz de mandioca na semana passada na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Apesar disso, como a disponibilidade de lavouras ainda esteve baixa e muitos produtores priorizam tratos culturais e/ou postergam a comercialização, a oferta de matéria-prima cresceu abaixo das expectativas. Já do lado da demanda, pesquisadores do Cepea indicam que houve aquecimento na procura pela matéria-prima, sobretudo por parte de farinheiras. Esse cenário resultou em alta nos preços da raiz de mandioca na semana. No campo, estimativas do IBGE apontam que a área a ser colhida com mandioca no Brasil neste ano deve crescer 1,4%, para 1,24 milhão de hectares, e a produtividade, 2,8%, para 15,3 toneladas/hectare. Como resultado, a produção deve ser 4,2% maior, totalizando 18,9 milhões de toneladas em 2023, ainda de acordo com o IBGE.

h2 OVOS: APESAR DE QUEDA MENSAL, EXPORTAÇÃO EM 2023 JÁ SUPERA VOLUME DE 2022/h2

As exportações brasileiras de ovos (considerando-se produtos in natura e processados) caíram de setembro para outubro. Apesar disso, no acumulado deste ano (de janeiro a outubro), os envios da proteína ao exterior já superam em 2,5 vezes o volume escoado em todo o ano de 2022. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados e analisados pelo Cepea, mostram que os embarques de ovos totalizaram 1,03 mil toneladas em outubro, queda de 33% frente a setembro, mas 75% acima da quantidade exportada em outubro/22. No mercado interno, os preços dos ovos subiram na semana passada na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea, influenciados pelo aquecimento da procura.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações