Soja, Milho, Trigo: Por Que Mercados de Grãos Permanecerão Fortes em 2022

 | 04.01.2022 10:51

Este artigo foi escrito exclusivamente para Investing.com

  • Máximas plurianuais da soja, milho e trigo em 2021

  • Demanda chinesa e relação soja-milho favorecem a semente oleaginosa

  • Preços da energia e política favorecem o milho

  • Geopolítica favorece o trigo

  • Condições meteorológicas serão críticas, mas diversos sinais indicam mais altas para os grãos e as sementes oleaginosas em 2022

As commodities agrícolas alimentam o mundo. Os Estados Unidos são o principal produtor e exportador mundial de soja e milho, além de um dos principais exportadores de milho. As sementes oleaginosas e os grãos são ingredientes críticos para alimentos e biocombustíveis. A alimentação é essencial, e os governos de todo o mundo são responsáveis por proporcionar segurança e nutrição aos seus cidadãos. Quando as pessoas passam fome, os governos rapidamente perdem o poder.

Em 2021, as pressões inflacionárias crescentes elevaram os custos de insumos para agricultores e produtores que cultivam commodities agrícolas. A escalada dos custos de energia, fertilizantes, equipamentos e outros insumos fez subir os preços das sementes oleaginosas e dos grãos. Além disso, as questões meteorológicas e da cadeia de fornecimento fizeram com que os preços se acelerassem para os níveis mais altos em anos. Enquanto adentramos 2022, os custos de insumos permanecem extremamente elevados. A tendência nos mercados futuros de soja, milho e trigo permanece em ascendente ao final de 2021.

Cada ano é sempre uma nova aventura para as commodities que alimentam o mundo. O clima em todas as áreas de crescimento crítico ao redor do mundo é, invariavelmente, um fator primário para determinar a direção dos preços. Entretanto, a demografia aponta para o aumento da demanda.

Cada canto do planeta acrescenta cerca de mais vinte milhões de bocas para se alimentar. Portanto, a demanda alimentar foi maior em 2021 do que em 2020, e aumentará em 2022. Na virada deste século, havia aproximadamente seis bilhões de pessoas no mundo. No final de 2021, o número é superior a 7,866 bilhões, o que representa um aumento acima de 31% nos últimos vinte e um anos. Os produtores precisam cultivar mais plantações todos os anos a fim de acompanhar o crescimento populacional.

Minha expectativa é que continuemos a ver uma continuação de preços mínimos mais altos e preços máximos em patamares mais elevados nos mercados de grãos e sementes oleaginosas em 2022.

Máximas plurianuais da soja, milho e trigo em 2021/h2

Em maio de 2021, os futuros próximos da soja CBOT alcançaram o preço mais alto desde 2012, antes de sofrerem uma correção.