Soja: Procura Elevada e Greve na Argentina Impulsionam Cotações do Óleo

 | 18.04.2022 11:30

O preço do óleo de soja subiu significativamente na última semana, tanto no mercado externo quanto no doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização esteve atrelada a preocupações quanto ao escoamento do derivado na Argentina, devido à greve dos caminhoneiros no país. A demanda internacional pelo produto também está firme, o que ajudou a impulsionar os valores. Além disso, a recente valorização do petróleo, que incentiva a mistura de biodiesel ao óleo diesel, também influenciou o aumento dos preços. No spot nacional, as cotações do óleo de soja (São Paulo, com 12% de ICMS) subiram 4,4% entre 7 e 13 de abril, para a média de R$ 9.074,10/tonelada na quarta-feira, 13. Para a soja em grão, a liquidez aumentou um pouco nos últimos dias, com a presença mais ativa de indústrias brasileiras e de importadores no mercado. No entanto, a desvalorização cambial e a retração vendedora limitaram as negociações.h2 MILHO: RETRAÇÃO COMPRADORA MANTÉM PRESSÃO SOBRE VALORES/h2

Os preços do milho seguem em queda na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, refletindo a retração de compradores, que têm adquirido pequenos volumes, à espera de novas desvalorizações. Do lado vendedor, as colheitas regionais têm levado parte dos agentes a negociar o cereal. Na região de Campinas (SP), o Indicador ESALQ/BM&FBovespa está em queda há 10 dias consecutivos, e na última quinta-feira, 14, fechou a R$ 87,30/saca de 60 kg, 1,97% inferior ao do dia 7. A média mensal, por sua vez, já está 10,4% inferior à de março.

h2 OVOS: PREÇOS SEGUEM EM ALTA PELA 4ª SEMANA CONSECUTIVA/h2

As cotações dos ovos subiram pela quarta semana consecutiva no mercado doméstico, devido à menor oferta na maioria das regiões produtoras e ao aumento da procura por conta do período de Quaresma. Mesmo com a alta na última semana, produtores se mostram apreensivos, visto que, historicamente, a comercialização e os preços dos ovos costumam recuar após a o período de Quaresma. Além disso, a liquidez do produto na segunda quinzena do mês também costuma ser menor, o que pode resultar em uma pressão ainda maior sobre as cotações.

h2 CITROS: BAIXA OFERTA DE LARANJA EM 21/22 ELEVA PREÇO EXTERNO DO SUCO/h2

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os preços do suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) na Bolsa de Nova York (ICE Futures) registraram expressivas altas neste mês, impulsionados pelo cenário de oferta mundial restrita, sobretudo no Brasil e na Flórida (EUA). Apenas nestes primeiros dias de abril, o vencimento Maio/22 da commodity se valorizou 20%, e na parcial do ano, mais de 30%. Segundo pesquisadores do Cepea, de fato, a produção de laranja (e, consequentemente, de suco) é prevista para ser reduzida no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro nesta temporada 2021/22, que está praticamente encerrada. Nos Estados Unidos, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicou que o estado norte-americano deverá colher apenas 38,2 milhões de caixas, quedas de 19% frente ao previsto na primeira estimativa, de outubro/21, e de 28% frente à temporada passada. 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações