S&P 500: 1 ano após tocar fundo, estamos prestes a ver novos recordes?

 | 13.10.2023 12:20

  • Hoje completa um ano desde que o S&P 500 encerrou seu bear market. 

  • Muita coisa mudou desde então, mas a economia dos EUA ainda não entrou em recessão. 

  • O futuro pode parecer incerto devido às atuais dificuldades, mas as ações ainda podem terminar o ano em alta. 

  • Há exatamente um ano, o S&P 500 atingiu o fundo do bear market de curto prazo, que o levou a cair mais de 20% de janeiro a outubro de 2022. 

    No dia seguinte (14 de outubro de 2022), as ações se recuperaram, fechando com uma valorização de 2,60% e não olharam para trás desde então. 

    A partir daí, o mercado de títulos dos EUA passou de sinalizar uma recessão iminente para sinalizar que as taxas de juros permanecerão altas por um período mais longo. Isso se deve a uma inclinação da curva de juros, causada pelo aumento das taxas de juros de longo prazo em um ritmo mais rápido do que as taxas de curto prazo. 

    Os títulos são o maior risco agora /h2

    Embora uma inclinação acentuada da curva de rendimento seja frequentemente vista como um sinal de recessão, neste caso, provavelmente se deve à economia dos EUA ainda forte e à perspectiva do Fed de taxas mais altas. Isso é conhecido como "inclinamento baixista". 

    Em outras palavras, o mercado de títulos está sinalizando que a economia ainda é forte o suficiente para suportar taxas de juros mais altas, mas que essas taxas mais altas podem eventualmente levar a uma recessão.