S&P 500 atinge nível extremamente sobrecomprado: Correção pela frente?

 | 19.12.2023 10:05

O S&P 500 retomou o movimento de alta, mas enfrentou uma barreira em torno de 4.745 pontos, que foi um nível de resistência em novembro de 2021 e janeiro de 2022. O índice também ficou sobrecomprado, negociando acima da banda superior de Bollinger por quatro dias seguidos, e com o Índice de Força Relativa (IFR) acima de 80.

Essa combinação de IFR alto e banda superior de Bollinger foi vista pela última vez em setembro de 2020. Em 2018, o IFR chegou a 87, enquanto o índice também ultrapassou a banda superior de Bollinger com um IFR de 78.

Nesses dois casos, o índice reverteu para a banda inferior de Bollinger, que atualmente está em torno de 4.475. No entanto, se o índice continuar caindo, a banda inferior de Bollinger também se ajustará para baixo, podendo ficar abaixo de 4.475, e o índice S&P 500 poderá atingir um fundo de curto prazo.

SPX diário

Em 2018, essa reversão foi o início do Volmageddon, que resultou em um ano de alta volatilidade.

SPX diário

Em 2020, a reversão também gerou volatilidade, mas o S&P 500 acabou se beneficiando dos fluxos de Quantitative Easing (QE, estímulos monetários) e do dinheiro barato.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Hoje, o cenário é diferente de 2020, pois o dinheiro está mais caro, e o Fed está reduzindo o QE. Hoje, a situação se assemelha mais a 2018, com o Fed enxugando o seu balanço e elevando os juros.

Reunião bastante aguardada do Banco do Japão

Além disso, esta noite ocorrerá a tão esperada reunião do Banco do Japão (BOJ). É difícil prever o que o BOJ fará, mas é certo que o BOJ terá que aumentar as taxas acima de 0% em algum momento.

Qualquer sinal de mudança de política ou de postura mais rígida fortalecerá o iene frente ao dólar. Um iene mais valorizado prejudicará as ações japonesas, e o que é ruim para as ações japonesas tende a ser ruim para as ações mundiais.

Muitos podem discordar de mim e apostar na alta do mercado. Não há problema nisso: os mercados não seguem linhas retas e, nessas condições, sem fundamentos sólidos e com reservas em queda, eu diria boa sorte nessa crença.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações