S&P 500: Como se preparar para ainda mais dor

 | 03.10.2022 16:39

  • Com os mercados lutando para ficar acima das mínimas deste ano, o quarto trimestre também pode ser fraco para o S&P 500
  • Um mercado em baixa prolongado como o que estamos enfrentando impõe uma pressão financeira e psicológica significativa aos investidores
  • No entanto, devemos lembrar que o S&P 500 sempre se recuperou fortemente dos mercados em baixa no longo prazo
  • O nono mês de 2022 fechou como o nono mês de um doloroso mercado em baixa. Agora, com o S&P 500 pairando perigosamente perto das mínimas anuais, as chances de que a tendência de queda continue no quarto trimestre permanecem elevadas.

    O fato de o mercado em baixa ter durado tanto tempo – junto com o baixo desempenho do mercado de títulos – certamente impõe dificuldades financeiras e psicológicas aos investidores, especialmente aos inexperientes.

    No entanto, com exceção dos títulos, pode-se argumentar que ainda estamos em um contexto de absoluta normalidade (e lembremos também que os títulos vinham subindo junto com o mercado de ações nos últimos anos).

    Na verdade, vou lhe contar um segredo; se não tivéssemos mercados em baixa, o mercado de ações não estaria oferecendo o retorno médio composto de 8-9% ao ano.