S&P 500: volatilidade pode voltar com tudo em 2024?

 | 13.12.2023 13:00

Depois de despencar para o menor nível em quase quatro anos, a volatilidade deve repicar nos próximos meses, de acordo com o JPMorgan.

CYBER MONDAY Prorrogada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

O Índice de Volatilidade CBOE (VIX), que mede as oscilações esperadas do S&P 500, atingiu o menor patamar desde janeiro de 2020, refletindo o otimismo dos investidores com o rali das ações americanas.

Previsões do JPMorgan para o índice VIX/h2

Os estrategistas do JPMorgan Chase (NYSE:JPM) projetam que o VIX deve subir no próximo ano, diante de incertezas sobre o cenário macroeconômico e os riscos geopolíticos.

Segundo os especialistas em derivativos de ações do banco, liderados por Brem Kaplan, o nível médio do VIX em 2024 deve ser superior ao de 2023, que ficou em torno de 17. A magnitude do aumento, no entanto, dependerá de fatores como o timing e a gravidade de uma eventual recessão e as turbulências que podem afetar as estratégias de venda de volatilidade de curto prazo.

Hoje, o Índice VIX está em 12,6, o que representa o ponto mais baixo desde antes da pandemia de 2020. Sua queda acompanhou a forte valorização de seis semanas das ações dos EUA, sustentada pela melhora do humor do mercado, que aposta em um desembarque suave da economia americana e em um corte de juros pelo Federal Reserve em algum momento de 2024.

Em um cenário de desembarque suave bem-sucedido, os estrategistas do JPMorgan estimam que o VIX ficaria na faixa média a alta durante o ano que vem, em média. Já em uma hipótese de recessão econômica no segundo semestre de 2024, o VIX poderia avançar para uma média na casa dos baixos 20, afirmaram os analistas.

“Esses cenários pressupõem que os riscos geopolíticos permaneçam latentes e ocasionalmente se agravem, mas que riscos extremos não se materializem. Se ocorrer um evento extremo - por exemplo, uma guerra no Oriente Médio se alastrando para um conflito regional mais amplo, confronto direto entre superpotências, etc. - poderíamos ver níveis de VIX muito mais elevados do que os esboçados acima.”

– Escreveram os estrategistas do JPMorgan.

Expiração recorde de US$ 5 trilhões em opções contém alta das ações dos EUA/h2

Depois de uma série de ganhos nas últimas semanas, que levou o S&P 500 ao seu nível mais alto desde janeiro de 2022, o índice passou a operar dentro de um intervalo mais estreito nas últimas semanas.

Essa movimentação mais moderada pode estar relacionada à expiração sem precedentes de US$ 5 trilhões em opções de ações dos EUA na sexta-feira, das quais 80% estão vinculadas ao S&P 500. Trata-se da maior expiração desse tipo em pelo menos duas décadas, e analistas do mercado disseram que os negociantes que estão encerrando suas posições antes desse evento estão limitando o potencial de alta do mercado, reduzindo assim sua volatilidade.

O S&P 500 acumulou uma alta de mais de 21% em 2023, impulsionado principalmente pelas gigantes de tecnologia que se beneficiam da atual febre de IA.

***

Este artigo foi originalmente publicado pelo The Tokenist em inglês.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações