Starbucks ou McDonald’s: Qual Ação do Setor de Restaurantes É Melhor Comprar?

 | 02.12.2020 10:22

Publicado originalmente em inglês em 02/12/2020

A pandemia de covid-19 atingiu em cheio das redes mundiais de restaurantes. Essas empresas sofreram prejuízos enormes neste ano, já que os clientes ficaram em casa e os bloqueios econômicos as forçaram a interromper suas operações.

Mas, considerando que os investidores continuam esperançosos com o sucesso das vacinas e a reabertura econômica no ano que vem, os operadores de restaurantes estão sendo acompanhados de perto como uma espécie de termômetro da disposição dos consumidores de retornar às suas vidas normais e reabrir suas carteiras.

Hoje, elencamos duas ações do setor, Starbucks (NASDAQ:SBUX) (SA:SBUB34) e McDonald’s (NYSE:MCD) (SA:MCDC34), para ver qual delas oferece melhor valor.

h2 1. Starbucks/h2

A popular rede de cafeterias enfrentou fortes ventos contrários desde o início da pandemia de coronavírus, já que os consumidores mudaram a forma como se relacionam com os restaurantes e adquirem seus produtos.

No mês passado, essa gigante do setor divulgou que as vendas nas mesmas lojas caíram 9% em seu quarto trimestre fiscal, registrando o terceiro trimestre seguido de declínios. Essa péssimo desempenho, no entanto, está mostrando alguns sinais de reversão nas últimas semanas.

Para dar um exemplo, a queda nas vendas diminuiu desde o primeiro trimestre, quando o mundo estava em lockdown. Nos EUA, as vendas comparáveis caíram 9%, superando as expectativas. A gerência da companhia, que resistia em fornecer projeções trimestrais, está agora confiante de que o pior já passou.

A rede prevê que as vendas comparáveis no mundo ficarão entre 18% e 23% no primeiro trimestre de 2021, com um crescimento esperado de 32% na China. A recuperação no mercado doméstico será um pouco mais lenta, com as vendas comparáveis nas Américas subindo entre 17% e 22% no primeiro trimestre e ao longo do próximo ano.

O CEO da Starbucks, Kevin Johnson, afirmou o seguinte em um e-mail:

“Nossas estratégias estão funcionando, e estou otimista de que vamos sair da pandemia de covid-19 como uma empresa mais forte e resiliente.”

Mas alguns analistas temem que pode levar mais tempo para que as redes de alimentação se recuperem totalmente no mundo pós-pandemia, onde muitos consumidores devem alterar permanentemente seu comportamento e evitar visitar esses estabelecimentos. Portanto, este não é o momento certo para apostar nas ações de redes de cafeterias.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da Starbucks, depois de afundar 36% em março, recuperaram totalmente as perdas desde então. Elas fecharam na terça-feira a US$ 98,82, uma alta de mais de 12% durante o último mês.