Dólar Mais Forte Causará Estragos nos Ativos de Risco

 | 25.09.2020 08:17

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com. Publicado originalmente em inglês em 25/09/2020

O dólar está disparando e causando estragos nos ativos de risco. O Índice Dólar rompeu um nível crítico de resistência técnica no dia 22 de setembro. Agora está livre para continuar subindo forte.

Simultaneamente o euro está se desvalorizando. Vale lembrar que a moeda única tem um peso significativo no Índice Dólar. Tudo indica que a liquidação no euro e a corrida para o dólar provocarão a queda das ações e commodities.

O spread entre as taxas dos títulos de 10 anos do tesouro americano (treasuries) e dos títulos alemães também de 10 anos (bunds) deverá jogar mais lenha na fogueira. A diferença entre os rendimentos dos treasuries e dos bunds de 10 anos está prestes a disparar. Se isso acontecer, ajudará a fortalecer o avanço da moeda americana, tornando a situação mais dolorosa para os ativos de risco.

O Índice Dólar, que compara a moeda americana a uma cesta de divisas, superou o nível de resistência técnica em torno de 93,50 no dia 22 de setembro. Desde então, o índice subiu até cerca de 94,30 e parece estar concluindo a formação de um padrão de reversão altista conhecido como ombro-cabeça-ombro invertido. Com base nisso, tudo leva a crer que o índice pode subir até seu próximo nível significativo de resistência em torno de 96 ou até atingir 97,70.