Câmbio: Sua Instituição Financeira Valoriza a Ética?

 | 31.05.2021 14:15

Você se considera uma pessoa ética? Para ter essa resposta, basta um olhar simples em situações corriqueiras nas quais o ser humano é colocado a prova, como não respeitar a faixa de pedestre, furar fila, não devolver o troco dado a mais, estacionar em vaga de idoso ou deficiente (quando você não é nenhum dos dois).

Ética envolve os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, baseados em normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Ou seja, beira ao ridículo criticar ações alheias quando seu comportamento não é compatível com aquilo que você diz e faz. 

Mas por que estou discorrendo sobre isso? Nas instituições financeiras, houve uma mudança significativa com a Circular nº 3.978/2020 do Banco Central do Brasil, sendo referência fundamental na construção do Selo de Conformidade da ABRACAM (Associação Brasileira de Câmbio), visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. Dentre as exigências, é preciso que a instituição mantenha uma estrutura de análise de riscos e procedimentos para evitar ilícitos como, políticas de verificação dos clientes, empregados, parceiros e fornecedores. 

Além disso, é preciso que um determinado porcentual dos funcionários seja certificado, obtendo o diploma em uma autorregulação feita pela ABRACAM, em parceria com a FGV. Também é necessário alcançar nota mínima 9 pela auditoria. O instrumento é um aval de boas práticas de governança e compliance nas instituições autorizadas a operar em câmbio, possibilitando uma identificação mais precisa e menos onerosa das estruturas de controles existentes. 

Essa é uma das maneiras de assegurar ética em sua instituição financeira. Com o Selo, o segmento se transforma em um ambiente seguro, transparente e competitivo, e quem sai ganhando é o consumidor final, que poderá escolher a instituição com melhor preço, localização e atendimento, sem se preocupar com as boas práticas de quem lhe prestará o serviço.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações