Sucumbindo ao Próprio Peso

 | 09.02.2019 20:54

Demorou, mas o urso chegou. Depois de gloriosas cinco semanas de alta, a Bolsa brasileira sucumbiu ao próprio peso e caiu. Caiu feio em baixa. Foi em um pregão o que o índice se esfalfou para conseguir em dez. Sobe de escada, desce de elevador. Bem-aventurados os que realizaram seus lucros. Ai daqueles que entraram na festa no final.

(Este que vos escreve fez ambas as coisas e está com um gosto agridoce na boca. A gente altera momentos de esperteza com idiotice admiravelmente).

Ibovespa diário

Uma coisa absolutamente apodíctica é que os mercados sempre caem. E sempre sobem. Não há alta que sempre dure nem baixa que não se acabe. Tudo é ciclo. O problema é que a Bolsa antecipa os ciclos. A reforma da Previdência está no preço da Bovespa a 98.000 pontos. Qualquer ameaça a isto, tombo. Em movimento oposto, dólar para cima.

É cedo para prognosticar um mercado de baixa. Gente graúda fala em recuperação cíclica. A verdade é que parece que até de crise todos se cansam. O mercado imobiliário na Grande São Paulo já deu até uma reagida…Inflação

A inflação do IPCA de janeiro acelerou motivado pelos alimentos. Dai o Copom não reduziu a taxa de juros, mantendo em 6,5%. Esta é uma inflação terrível, porque impacta as famílias de baixa renda. A se observar. Pode ser uma pedra no sapato da recuperação econômica.Vale da morte

As ações da Vale (SA:VALE3) estão completamente zonzas após o acidente de Brumadinho. Em público, o politicamente correto manda sair delas. Na prática, apenas o cataclismo bíblico de um acidente foi capaz de derrubar 30% uma blue chip de primeira grandeza. Bom para comprar e vender opções. A Justiça andou rápido, bloqueou bens da Vale e até mesmo – ação inédita! – prendeu os engenheiros que fizeram o laudo das barragens (o STJ amigão soltou depois).

China X EUA

Os mercados americanos azedaram com desapontamento em relação à guerra comercial com a China. E a Europa apresentou números bem desanimadores. Estranhamente, os commodities estão para cima e o petróleo também, inclusive por conta das tensões na Venezuela.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em breve, Donaldo Trump vai ter de enfrentar a Câmara recheada de democratas pelo seu tão necessário muro na fronteira com o México. Ninguém melhor que ele sabe “The Art of the Deal“.

Andre Santos

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações