Talvez já seja hora de comprar o rali eleitoral

 | 14.03.2024 10:00

Não, não estou falando das iminentes eleições municipais.

Estou me referindo à próxima disputa presidencial mesmo, the next big thing.

Mas, Rodolfo, não é muito cedo para tratar desse tema?

Sim, talvez seja cedo.

Por outro lado, tem uma horda de investidores comprando proxies de IA na Bolsa americana na esperança de ganhos de produtividade que podem demorar 10 anos para se materializarem.

Perto disso, o que é uma antecipação de dois ou três anos?

O Victor Hugo tinha aquela coisa de dizer que "nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo tenha chegado", e isso funcionava na época dele (século 19).

Mas agora o lance é o seguinte: "nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo ainda não chegou, mas está chegando em breve".

Então, ainda que eu possa ser acusado de precipitado, defendo-me argumentando que sou um atrasado face às expectativas aceleradas do Zeitgeist.

E assim voltamos à pergunta original: por que seria hora?

Bem, tudo pode mudar, mas à esta altura parece meio claro que Tarcísio é um fortíssimo candidato a presidente, ainda que ele (alegadamente) prefira se reeleger governador de SP.

Seria difícil questionar que a centro-direita, o centro e até mesmo a esquerda enxergam Tarcísio como um "Bolsonaro melhorado".

Por si só, trata-se de uma importante nuance se lembrarmos que Lula só ganhou a última eleição por conta de 2 milhões de votos de eleitores do centro (cerca de 1,7% do eleitorado).

Foi por um fio.

Em paralelo, o Governo Lula acaba de receber uma pesquisa com perda de popularidade, e ensaia uma nova incursão por rota perigosa.

Discursos contra o equilíbrio fiscal, contra os dividendos de Petro, em favor do Hamas e em favor de Nicolás Maduro.

O "mercado" corrobora a prostituição infantil em troca de um prato de comida?

Vontade de controlar na mão os preços das passagens aéreas, da alimentação e dos combustíveis…

Ironicamente, são declarações do tipo "tiro no próprio pé". Elas atiçam o dólar, atrapalham a queda dos juros e machucam diretamente a classe média e média baixa, principais responsáveis pela derrocada do PT desde 2013.

E aí, você vende a Petrobras (BVMF:PETR4) (com capex de transição energética para ganhar votos no Nordeste) do Lula?

Ou compra a Petrobras (privatizada) do Tarcísio?

Uai, essa é fácil! Eu espero cair com os vacilos do Lula e depois compro ainda mais barata para ganhar com o Tarcísio!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Essa é também a resposta espertona que eu daria anos atrás.

Mas não é a resposta de uma Nvidia (NASDAQ:NVDA) que sobe +85% em dólares year to date, depois de ter se valorizado +239% em 2023.

--------------------

Encontre dados avançados sobre Petrobras, Nvidia e outras ações do mundo inteiro com o InvestingPro . Para um desconto especial, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações