Taxa Selic: BC Retirou o ‘Forward Guidance’: Como Investir Diante Deste Cenário?

 | 22.01.2021 16:16

Que a dívida pública disparou e que a inflação segue batendo à porta, todos sabemos. O cenário para a economia preocupa e o Banco Central já indicou que deve fazer modificações na política monetária quando retirou o “forward guidance” do comunicado. Ou seja, é como se o BC retirasse a promessa de não elevar os juros nas próximas reuniões do comitê de política monetária.

O objetivo disso, de forma resumida e simples, é conter a escalada da inflação, que encerrou o ano de 2020 com alta de 4,52% de acordo com dados do IBGE.

Mas como ficam os investidores neste cenário já que os preços de diversos ativos também são afetados pela taxa básica de juros?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que é quase unanimidade no mercado que a Selic deve subir em 2021. Alguns gestores e analistas trabalham com uma projeção de 4%, 5% a.a. até o fim do ano.

Se antes a renda fixa estava morta, hoje vemos a sua ressureição em algumas modalidades e o investidor pode aproveitar este movimento.

Em primeiro lugar, é válido olhar para títulos públicos atrelados ao IPCA, que em geral acompanham a alta da inflação e te ajudam a não sofrer com a depreciação do dinheiro. Por outro lado, ativos financeiros na figura do crédito privado também têm oferecido bons retornos.

Também existem os chamados fundos de inflação, nos quais os gestores determinam quais papéis e vencimentos farão parte da carteira. Em geral, os ativos escolhidos são títulos indexados ao IPCA, que tem como objetivo superar um índice de referência como o IMA-B ou o IMA-B 5.

Por outro lado, as debêntures e as ETFs de renda fixa também podem ser alternativas para o investidor.

Fugindo um pouco da Renda Fixa, alguns investidores também gostam de olhar para fundos imobiliários, que em geral, têm seus contratos de aluguel atrelados ao IPCA e IGP-M. Esta modalidade é bastante interessante, pois os dividendos pagos, que variam entre 0,5 e 0,6% ao mês na média do mercado, ajudam a amortecer eventuais desvalorizações dos ativos.

O mercado financeiro é repleto de opções para que o investidor possa escolher a melhor estratégia de acordo com seus objetivos. Se você ainda não sente segurança para investir um grande volume de recursos, procure um profissional especializado para te ajudar e acompanhe o mercado regularmente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bons negócios!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações