Temporada de Balanços: Foco nas Ações de Bancos, Tecnologia e Varejo

 | 09.10.2017 04:22

por Clement Thibault

Embora sejam três meses, no mundo financeiro um trimestre é um período de tempo muito curto - especialmente se você acompanhar os relatórios trimestrais das empresas de capital aberto. Voilà, mais uma vez chegou a temporada de ganhos, esse período intenso de um mês e meio, quando a maioria das empresas de capital aberto divulga informações sobre seus ganhos durante o trimestre que acabou de terminar.

A partir do último trimestre os relatórios dos grandes bancos dos EUA foram o sinal inicial para a temporada de ganhos. A temporada começou em 14 de julho com relatórios dos JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup, e terminou em 31 de agosto com o relatório de ganhos do Dollar General.

Os três setores em que nos concentraremos nesta publicação estão em momentos críticos para suas indústrias. As fortunas dos bancos estão em ascensão, antes de uma antecipada alta de juros em dezembro. Eles também são, muitas vezes, um espelho do sentimento do investidor sobre a economia dos EUA.

O setor de tecnologia tem sido o líder do mercado - e principal motor de crescimento - nos últimos anos, mas se enfraqueceu recentemente. O varejo, que já foi a locomotiva dos EUA, tem sido um desastre nos últimos anos.

Mas nem todos os varejistas são iguais; alguns são mais fortes e saudáveis do que outros. E os relatórios trimestrais são uma ferramenta útil para descobrir quais vendedores estão conosco no longo prazo e quais, talvez, não estarão por aqui no próximo ano.

Bancos

Na próxima quinta-feira, 12 de outubro, começa mais uma vez a temporada de ganhos do terceiro trimestre de 2017. JPMorgan Chase (NYSE:JPM) e Citigroup (NYSE:C) abrirão as festividades, seguidos no dia seguinte pelo Bank of America (NYSE:BAC) e Wells Fargo (NYSE:WFC).