Temporada de Resultados Sob Efeito da Covid-19

 | 13.07.2020 14:28

Efeito COVID-19/h1

Nas próximas semanas começa a ganhar tração a divulgação de resultados das empresas listadas nas bolsas norte-americanas.

Particularmente importantes, os resultados do segundo trimestre trarão detalhes sobre o impacto da pandemia na maioria das empresas, bem como a visão do management para os próximos trimestres e anos. 

Os efeitos da COVID-19 trouxeram a maior incerteza das últimas décadas quanto aos resultados a serem reportados pelas empresas. 

Para os números do segundo trimestre, temos a maior diferença, desde 2008, entre as estimativas mais otimistas e pessimistas, como mostra o gráfico abaixo. Devemos esperar grande volatilidade quando da publicação dos números.

 

Lucros em queda/h1

Apesar da incerteza quanto ao efeito da pandemia nos lucros das empresas, há um consenso entre os analistas de mercado: todos os setores devem apresentar queda nos lucros, na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

De uma maneira geral, os lucros das empresas que compõem o índice S&P500 devem mostrar retração ao redor de 45 por cento, segundo estimativas compiladas pela Factset. Destaque negativo para o setor de energia, consumo e industrial.

 

Deu de ombros/h1

Apesar do efeito negativo sobre os lucros das empresas, os principais índices americanos deram de ombros para esse fato. No ano, o S&P 500 caiu -1,42 por cento, o Dow Jones retrocedeu -8,6 por cento e o Nasdaq subiu, incríveis, +18,33 por cento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os agentes consideram que o efeito da pandemia será totalmente passageiro e pontual, sem efeito estrutural nas companhias. 

Hoje, não se olha mais para os números de 2020, mas, sim, para as perspectivas dos próximos dois anos. O mercado literalmente ignora o efeito da pandemia sobre as companhias.

 

Não devemos fazer o mesmo/h1

Apesar do mercado ter, até agora, ignorado o fato de que muitas empresas serão drasticamente afetadas pela pandemia — algumas por vários trimestres, ou mesmo anos —, sendo que o modelo de negócios de algumas deve ser alterado estruturalmente, não devemos fazer o mesmo.

Agora que teremos maiores detalhes sobre os efeitos da crise nas operações das companhias, tornar-se ainda mais importante analisar caso a caso, no detalhe, como os negócios vão superar, ou não, o delicado momento que vivemos.

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações