TEND3 - O Profeta Isaías Nos Dá o Recado

 | 21.07.2017 09:57

O profeta Isaías (capítulo 54, verso 2) escreve:

Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.
Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

Não sou pastor e não esse post não é um sermão! rs

Mas a interpretação dada ao “alargar a tenda” é a de ampliar horizontes. Ir além, conquistar coisas novas ou porque não investir em coisas novas?

Pois então é aqui que faço o gancho com uma ação “nova” (ela voltou a bolsa na real, mas enfim) chamada Tenda (SA:TEND3).

Setor é sim um setor complicado, mas isso não quer dizer que não hajam boas opções. E outra coisa, talvez a mais importante, é que penso que o setor já passou pelo seu pior momento. Já passou pelo vale e, em algum momento, voltará a ter vendas e gerar resultado.

Nas verdade esse é exatamente o ponto!

Grande parte das empresas já passou por um momento de elevados distratos, queima de caixa, alto endividamento, redução de vendas, redução de lançamentos, etc.

A partir de agora os distratos reduziram, empresas enxugaram sua estrutura e reduziram a queima de caixa, algumas já conseguiram ter um perfil de dívida mais equacionado, dado a base fraca as vendas começam a mostrar melhora, e o número ainda diminuto de lançamentos é positivo para o equacionamento do balanço de oferta e demanda do setor.

Indo nesse ponto, ainda existe um grande espaço para venda da casa própria no Brasil. Isso é um indicativo bom pra pensar que existe crescimento esperado para o setor…talvez não pra 2017 e 18, mas em algum momento o setor, que é MMMTTOO cíclico, retorna.

Bom, indo direto ao ponto com um resumo:

Minha ideia aqui não é dizer que a Tenda é a melhor empresa do setor. Não é! Simples. Esse título fica pra EzTec e MRV.

Mas vejo na Tenda pontos interessantes:

Empresa reportou uma bela de uma prévia de resultado agora no 2T17 semana passada. Junto a isso, posso estar sendo viesado, mas tenho lido notícias positivas do setor, como o aumento de vendas em SP. Boa parte das empresas soltaram boas prévias operacionais (vou citar aqui 2 comparáveis a ela que é DIRR3 (SA:DIRR3) e MRVE3 (SA:MRVE3)). Adicionalmente IPCA negativo gerou ou reforçou o cenário de queda de juros o qual é favorável ao setor. Outro ponto positivo, ainda que de difícil previsibilidade é a Lei dos Distratos que poderia ser um catalisador adicional para o setor.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

SETORIAL/MACRO

Apesar dos pesares me chama atenção os seguintes fatos:

(i) Pior já passou?

O feeling a respeito do setor nos parece ser de que o pior já passou. A melhora ainda é muito insipiente e não gera perspectivas de forte recuperação da atividade setorial em 2017. Último dado de confiança do setor de construção medido pela FGV mostrou alta de 0,2 ante maio e um número consideravelmente maior que 2016, ainda que o nível de utilização de capacidade do setor ainda se mostra baixo em 61%.