Tendência de Queda nos Mercados Acionários

 | 10.12.2018 11:08

Atividade econômica

Mercado estima nova queda no IPCA e no PIB. O relatório Focus do Banco Central mostrou um ajuste nas expectativas de mercado para os principais indicadores. A mediana das expectativas para o IPCA caiu pela sétima semana consecutiva, sendo estimada em 3,71% para o fim de 2018 e 4,07% em 2019. O PIB também apresentou um decréscimo, de 1,32% para 1,30% em 2018, e manutenção no período referente a 2019, em 2,53%.

Mercados acionários

Tendência generalizada de queda nos mercados acionários internacionais, que avaliam um potencial de piora na aversão ao risco. A expectativa dos agentes é que as relações comerciais entre os Estados Unidos e China possam piorar com a extensão dos problemas envolvendo a prisão da diretora financeira da Huawei. Ademais, no final de semana os dados econômicos divulgados pela China — de importação/exportação e inflação — mostraram uma fraqueza da atividade econômica.

O dia é marcado pela crescente volatilidade nas bolsas e relativa estabilidade no mercado de divisas. Os índices futuros norte-americanos estão recuando a uma taxa de 0,4%. Na Europa, o índice composto Stoxx 600 é negociado em baixa, registrando desvalorização de 0,9%. Na Ásia, o fechamento apresentou quedas mais expressivas, sobretudo em Tóquio (-2,12%). O índice composto da Ásia fechou com queda de 1,62%. No Brasil, o índice Bovespa abriu estável enquanto o dólar tem leve depreciação no mercado doméstico. O euro aprecia ante o dólar, fortalecido pela boa performance da balança comercial alemã. Apesar disso, o dólar sobe ante a maioria de seus pares, e o índice para o dólar tem alta de 0,2%. A T-note 10 anos dos Estados Unidos ensaia uma recuperação, retornando ao patamar de 2,85%. O petróleo WTI devolve os ganhos de sexta-feira (impulsionados pelo acordo entre membros da OPEP), pressionado pelo dólar e realizando lucros. Por fim, o índice VIX continua a subir, sinalizando uma piora do ambiente de riscos no mercado acionário internacional: