Tensões Políticas Podem Impulsionar o Dólar

 | 08.09.2021 06:50

E ontem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em São Paulo e Brasília e verificamos uma base forte de apoio. Todos os atos foram pacíficos e em vários estados do país o povo saiu às ruas. As manifestações pró-Bolsonaro foram substancialmente maiores do que as manifestações contra. Mas o teor das falas do presidente criou tensão e polaridade. Ele disse que pretende convocar hoje uma reunião do Conselho da República. Este conselho é o órgão superior de consulta da Presidência. Cabe a ele se pronunciar sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio ou sobre as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. O Conselho nunca se reuniu no atual governo.

"Amanhã estarei no Conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com presidente da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal, com esta fotografia de vocês mostrar para onde nós todos devemos ir", disse o presidente, depois de ameaçar o Supremo, sobretudo os ministros Alexandre de Moraes e Luiz Fux, presidente da corte. O presidente ainda disse “ou se enquadra ou pede para sair” se referindo aos ministros. Após o discurso, os partidos do Centrão decidiram consultar as bancadas sobre impeachment de Bolsonaro.

Vamos de dados. FGV divulgou que a renda do brasileiro despencou 9,4% durante a pandemia. Situação complicada para o povo brasileiro, principalmente com a gasolina e energia tão altas e inflação que só aumenta.

Nos EUA foi definido que os estados que desejem estender os benefícios de auxílio-desemprego adicionais poderão fazê-lo. Isso após o governo e o Congresso dos Estados Unidos permitirem a expiração de um programa que impulsionou a ajuda para os desempregados durante a pandemia. Os programas que fornecem até 300 dólares extras por semana para milhões de cidadãos que perderam seus empregos durante a pandemia terminaram na segunda-feira, quando se celebrou o Dia do Trabalho nos EUA.

El Salvador torna o Bitcoin a moeda nacional. Foi o primeiro país que fez um movimento neste sentido. 

Preocupando o mundo, o Taliban nomeou o mulá Hassan Akhund, um associado do falecido fundador do movimento, mulá Omar, como líder do novo governo do Afeganistão. 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, delineou planos para aumentar impostos para trabalhadores, empregadores e alguns investidores para tentar sanar uma crise de financiamento da saúde e da assistência social. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Agenda hoje aqui no Brasil: IGP-DI e fluxo cambial estrangeiro. Nos EUA discurso de Williams, membro do Fomc, e o livro Bege.

 

Vamos acompanhar a repercussão dos discursos de 7 de setembro para ver seus impactos no câmbio.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações