Tensões no Iraque Aumentam Preocupações dos Investidores Mundiais

 | 16.06.2014 07:25

ÁSIA: As bolsas asiáticas sofreram com o aumento das tensões no Iraque, valorizando o iene, que tradicionalmente é buscado por investidores como porto seguro. As preocupações com uma guerra civil mais ampla no país do Oriente Médio, empurrou os preços do petróleo para cima. A milícia radical sunita afirmou, no domingo, que tinha executado centenas de soldados iraquianos xiitas.

Petróleo Nymex para julho subiu 0,4%, para 107,33 dólares o barril, somando-se um aumento de 4,1% ao longo da semana passada. A alta dos preços puxou ações de empresas de energia.

O iene fechou em ¥101,93, comparado com ¥102,04 na sexta-feira em Nova York, pesando sobre o Nikkei, que encerrou em queda de 1,09%.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 avançou 0,13%, apesar da queda de algumas mineradoras recuando devido a baixa de 0,7% nos preços do minério de ferro na sexta-feira, menor cotação em 21 meses. As preocupações com o uso de minério de ferro como garantia para negócios financeiros e denúncias de fraude envolvendo mercadorias armazenadas na China continuam a sacudir o mercado.

Kospi da Coréia do Sul subiu 0,14%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong caiu 0,08% e Straits Time Index de Cingapura recuou 0,09%.

Investidores aguardam também a próxima reunião de dois dias de política da Reserva Federal dos EUA, programado para concluir na quarta-feira, encontro que deverá fornecer uma atualização da política monetária da maior economia do mundo.

EUROPA: As bolsas europeias recuam pelo segundo dia consecutivo, com o aumento das tensões e da violência no Iraque prejudicando o apetite dos investidores por ativos de riscos, levando os preços do petróleo para uma alta de nove meses.

O Stoxx Europe 600 cai 0,47%, somando-se uma perda de 0,2% na sexta-feira. A última semana quebrou a série de oito semanas de alta.

Entre notícias corporativas, a Alstom avança 0,5% depois de um relatório do Wall Street Journal dizendo que a Siemens e Mitsubishi Heavy Industries devem fazer uma final oferecer pelos negócios de energia da Alstom. Ações da Siemens sobem 0,32%. A Mitsubishi pretende comprar até 10% da Alstom da Bouygues, que detém uma participação de 29,3%, de acordo com o relatório. Ações da Bouygues caem 1,2%.

Dentre os índices específicos de cada país, o índice do Reino Unido FTSE 100 do Reino Unido recua, após o benchmark recuar 1% na sexta-feira, quando o Presidente do Banco de Inglaterra, Mark Carney, disse que o primeiro aumento da taxa de juros poderia vir mais cedo do que os mercados espera. Companhias de petróleo do Reino Unido avançam. Tullow Oil ganha 1,54%, BP sobe 0,18% e Royal Dutch Shell adiciona 0,40%. As mineradoras avançam em Londres. BHP Billiton sobe 1.32% e Rio Tinto avança 1,04%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Índice DAX 30 da Alemanha e índice CAC 40 da França também operam em baixa.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
9h30 - NY Empire State Manufacturing Index (mede a atividade manufatureira no estado de Nova York);
10h00 - TIC Long-Term Purchases (mede o nível de investimento estrangeiro e nacional nos EUA);
10h15 - Industrial Production (produção industrial) e Capacity Utilization (capacidade utilizada).
11h00 - NAHB Housing Market Index (venda de imóveis e a expectativa para novas construções no mercado imobiliário americano);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h20)

ÁSIA
Nikkei: -1,09%
Austrália: +0,13%
Hong Kong: -0,08%
Xangai Composite: +0,74%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,28%
London - FTSE: -0,21%
Paris CAC 40: -0,48%
Madrid IBEX: -0,83%
FTSE MIB: -0,60%

COMMODITIES
BRENT: +0,39%
WTI: +0,18%
OURO: +0,22%
COBRE: +0,88%
NIQUEL: +1,80%
SOJA: -10,56%
ALGODÃO: +0,93%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,27%
SP500: -0,30%
NASDAQ: -0,29%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações