Teoria da MMT Não se Sustenta Diante da Realidade (Parte I)

 | 03.07.2020 16:54

Se você não ouviu falar da Modern Monetary Theory (teoria monetária moderna, em tradução livre), ou "MMT", você irá em breve. Se você recentemente perdeu o emprego devido aos bloqueios econômicos e recebeu uma auxílio do governo, você já é um beneficiário. Como discutiremos na Parte 1 desta série de duas partes, a teoria da MMT se esgota quando confrontada com a realidade.

Com o crescimento econômico lento, o desemprego alto e a desigualdade de riqueza aumentando, os políticos irão aumentar a pressão para aprofundar a MMT como cura para nossos problemas econômicos. No entanto, para entender mais sobre a premissa da MMT, a economista Stephanie Kelton produziu recentemente um vídeo explicando o conceito.

O Governo Não É uma Casa de Família

“O MMT começa com uma simples observação de que o dólar americano é um simples monopólio público. Em outras palavras, a moeda dos Estados Unidos vem do governo dos Estados Unidos; não pode vir de nenhum outro lugar. Então, o que isso significa é que o governo federal não é nada como uma casa de família.

Para que as famílias ou empresas privadas possam gastar, elas precisam conseguir o dinheiro, certo? E o governo federal nunca pode ficar sem dinheiro. Ele não pode enfrentar um problema de solvência com contas vencidas que não pode pagar. Ele nunca precisa se preocupar em conseguir o dinheiro para poder gastar.”

Não há nada de falso nessa afirmação. Embora o governo realmente possa “imprimir dinheiro para cumprir todas as obrigações”, isso NÃO significa que não há consequências. O gráfico abaixo mostra tudo o que você precisa saber.