Teremos em novembro um mês de alta no mercado acionário?

 | 07.11.2023 09:17

  • A manutenção das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed) desencadeou uma mudança significativa no sentimento, resultando em uma recuperação impressionante do mercado em novembro.

  • Esta recuperação, com sua força histórica, tem o potencial de mudar para uma trajetória de alta do mercado.

  • A relação entre o Nasdaq e o Russell 2000 pode superar as máximas anteriores, indicando que as grandes empresas de tecnologia continuarão a liderar.

  • Na semana passada, vimos uma grande mudança no sentimento do mercado. O índice S&P 500 teve um declínio de três meses antes dessa mudança, exacerbado por preocupações generalizadas sobre a turbulência geopolítica no Oriente Médio.

    Assine o InvestingPro: Tenha 15% de desconto com cupom “investirmelhor”

    No entanto, um momento decisivo veio com a decisão do Fed de interromper os aumentos das taxas, pelo menos por enquanto, em resposta a dados desanimadores do mercado de trabalho.

    Este desenvolvimento surpreendente teve um impacto extremamente positivo no mercado. Um excelente exemplo disso é o ETF ARK Innovation (NYSE:ARKK), que anteriormente sofreu perdas substanciais, de mais de 60%. Ele conseguiu registrar sua melhor semana de todos os tempos, disparando 18%. A recuperação do mercado foi impulsionada por condições de sobrevenda e mudanças nas expectativas de taxas de juros, levando o S&P 500 de volta acima de sua média móvel de 200 dias.

    Quanto ao futuro desse rali de mercado, a incerteza prevalece. No entanto, é crucial reconhecer que é relativamente fácil adotar uma perspectiva baixista quando a maioria dos participantes do mercado compartilha o mesmo sentimento.

    Por outro lado, aderir à própria perspectiva de investimento e estratégia pode ser excepcionalmente desafiador quando isso o coloca na minoria.

    Em termos de sazonalidade de mercado, navegamos por um período de fraqueza do mercado que se estendeu de julho a outubro.

    Agora, estamos entrando em novembro, historicamente reconhecido como um dos meses mais favoráveis para o mercado de ações. O S&P 500, por exemplo, gerou retornos médios de 1,73% em novembro desde 1950.

    Dado o desempenho semanal positivo recente, este momento apresenta uma conjuntura oportuna para o mercado potencialmente retornar a uma trajetória de alta pelo resto do ano, dependendo da confirmação de indicadores-chave, notavelmente o desempenho do S&P 500 superando o nível de 4400 pontos.

    Uma das relações que continuamente captura minha atenção é a entre o Nasdaq e o Russell 2000.