Teremos Guerra entre Rússia e Ucrânia?

 | 18.02.2022 08:44

Quinta-feira (17) foi dia de aversão generalizada ao risco, diante da crescente possibilidade de uma guerra na  Ucrânia. Putin colocou na mesa uma série de exigências, como a retirada da possível ida da Ucrânia à OTAN,  forçando que este país se mantenha como “satélite”. Mandou que esta organização retire tropas e armamentos da região, devolva os arsenais “doados”, se retire da região.  

Se isso não é uma ingerência indevida sobre um país soberano, não sei mais o que dizer. O clima segue muito tenso. Putin, inclusive, já ameaçando usar armas químicas e nucleares. Total coação, cenário muito pesado. Rebeldes já começaram a forjar situações de conflito com atentados, visando provocar esta guerra. Para eles, é interessante que os russos invadam.  

Nos bastidores de Washington, a INVASÃO da Ucrânia já parece “favas contadas”. Muito se comenta que estes devem  começar através das forças rebeldes, no que chamam de ataques de “bandeira falsa” no leste do país.  

No Brasil, em agenda esvaziada, o Bacen divulga o Relatório Trimestral, e com ele a sinalização sobre os próximos passos no balizamento da taxa de juros. Mesmo considerando uma alta menor da Selic agora em março, a curva de DI já sustenta apostas de um ciclo mais longo, com a “taxa terminal” podendo chegar perto de 13%.  

Nos EUA, mais quatro “Fed Boys” discursarão nesta sexta-feira e esquenta o debate sobre o ritmo de aperto  monetário nos próximos meses.