TerraUSD Derrete, Tether se Segura, Enquanto Stablecoins Ficam Instáveis

 | 23.05.2022 14:36

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • TerraUSD (UST) afunda
  • Tether (USDT) se segura, por enquanto
  • Confiança nas criptos diminui
  • Não há garantia de estabilidade
  • Tenha cuidado no criptomercado e sempre espere o inesperado

O dicionário define a palavra “estável” como algo não suscetível de ceder ou tombar, ou seja, fixado firmemente. No mundo das criptomoedas, uma “stablecoin”, ou moeda estável, tem lastro em uma moeda fiduciária ou commodity, a fim de ancorar seu valor e aumentar sua confiabilidade. Quando sua ancoragem se perde, a razão da sua existência desaparece.

A recente derrocada das criptos ocorreu no segmento de stablecoins. A capitalização do criptomercado atingiu o pico acima de US$ 3 trilhões em novembro de 2021, quando o Bitcoin e o Ethereum registraram máximas recordes. Após uma correção até as mínimas no fim de janeiro e uma consolidação de preços até o início de maio de 2022, o problema atual envolvendo as stablecoins fez com que toda a classe de ativos ficasse abaixo das mínimas de 24 de janeiro. No fim da semana passada, a capitalização de mercado ficou abaixo de US$ 1,252 trilhão.

h2 TerraUSD afunda/h2

De acordo com seu site :

“O protocolo Terra é a principal blockchain pública descentralizada e de código aberto para stablecoins algorítmicas. Usando uma combinação de incentivos de arbitragem de mercado aberto e votação Oracle (NYSE:ORCL) descentralizada, o protocolo Terra cria stablecoins negociadas que seguem a cotação de qualquer moeda fiduciária com consistência.”

A TerraUSD (UST) cumpriu sua promessa de “seguir a cotação de qualquer moeda fiduciária com consistência” em relação ao dólar de novembro de 2020 até o início de maio de 2022, quando o protocolo se desintegrou. Isso ocorreu porque as stablecoins algorítmicas, ao contrário das tradicionais, não são lastreadas em ativos fiduciários reais, mas em uma complexa tecnologia para manter sua paridade. Com a queda do Bitcoin, a paridade tecnológica colapsou.